Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1182
Título: Na palma da mão: analisando o potencial dos aplicativos móveis para aprendizado de programação para estudantes com recursos tecnológicos limitados
Autor(es): Felix, Jonas Martins
Palavras-chave: Programação
Ensino de programação
Aplicativos educacionais
Data do documento: 2023
Citação: MARTINS, J. F. Na palma da mão: analisando o potencial dos aplicativos móveis para aprendizado de programação para estudantes com recursos tecnológicos limitados. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o potencial e qualidade em aplicativos gratuitos e disponíveis na Play Store que sejam voltados para o ensino e aprendizado de programação, para tentar suprir a ausência de equipamentos tecnológicos e também diminuir a evasão nas disciplinas voltadas à tecnologia nas escolas e universidades públicas. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu da seguinte forma, inicialmente foi feito uma pesquisa bibliográfica buscando artigos como tema e metodologia parecidos com a desse trabalho, para melhorar o conhecimento sobre o tema em questão, em seguida, foram feitas duas buscas na Play Store com os termos “programação” e “algoritmo”, observando os 15 aplicativos mais baixados e gratuitos de cada busca. Após isso foram incluídos no estudo os 10 mais baixados resultantes do cruzamento das duas buscas, excluindo os duplicados e aqueles que não estavam disponíveis no idioma português. Os aplicativos selecionados foram analisados segundo critérios já definidos por outros autores, que são critérios para avaliação de qualidade de softwares e aplicativos educacionais. Logo após foram apresentadas as características da cada um do aplicativo utilizados nesta pesquisa, juntamente com as análises segundo os critérios definidos e também quais aplicativos tiveram melhores e piores análises diante cada um dos critérios.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1182
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.