Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cândido Júnior, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-30T13:23:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-30T13:23:53Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CÂNDIDO JÚNIOR, Manoel. Abordagens da matemática em livros didáticos do ensino fundamental II. TCC (Pós graduação lato sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria da Boa Vista, PE, 28 f., 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1185 | - |
dc.description.abstract | A Matemática é uma disciplina medular no currículo escolar e desempenha um papel primordial no desenvolvimento cognitivo e na formação crítica dos estudantes. Diante dessa importância, é relevante compreender a forma como a Matemática é apresentada nos livros didáticos do Ensino Fundamental II e como isso pode influenciar a percepção dos estudantes em relação a essa disciplina. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou analisar as abordagens da matemática em três coleções de livros didáticos do ensino fundamental II. Os livros oferecem oportunidades para que o professor explore abordagens interdisciplinares, especialmente quando eles propõem atividades experimentais que podem ser adaptadas para serem abordadas de forma matemática. Ao identificar como os livros didáticos podem influenciar a percepção dos alunos, é possível buscar formas de despertar o interesse, a motivação e o engajamento dos estudantes na disciplina. O trabalho consistiu na análise qualitativa de três coleções de livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental II. Com base na análise qualitativa realizada nos materiais educacionais e considerando as diretrizes vigentes para o Ensino Fundamental II, ficou evidente que as coleções C1, C2 e C3 apresentam características significativas e benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Além de estarem alinhadas com os currículos e diretrizes estabelecidas, as coleções C1, C2 e C3 demonstram um cuidado notável na progressão dos conteúdos, seguindo os PCNs e a BNCC, ou seja, as coleções foram desenvolvidas com uma atenção especial para atender aos padrões e diretrizes educacionais, proporcionando uma experiência de aprendizado consistente e bem estruturada. | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.title | Abordagens da matemática em livros didáticos do ensino fundamental II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências da Natureza e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ABORDAGENS DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.