Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1193
Título: A filosofia da Capoeira Angola no Vale do São Francisco: uma netnografia
Autor(es): Guimarães, Natasha Torres do Nascimento
Rocha, Gabriel Kafure da
Santos, Débora Maria dos
Palavras-chave: Filosofia
Capoeira
Antropologia
Data do documento: 2024
Citação: GUIMARÃES, N. T. N.; ROCHA, G. K.; SANTOS, D. M. (org.). A filosofia da Capoeira Angola no Vale do São Francisco: uma netnografia. Teresina: Entre Trópicos, 2023.
Resumo: O presente livro se trata de uma análise netnográfica da capoeira, mas o que isso significa? A internet passou a fazer do cotidiano das pessoas, ao passo em que o seu uso interfere em práticas e novas formas de ler a sociedade, tem se então a necessidade de nomear em um termo especifico a etnografia feita online, surge então o termo netnografia, que se refere a realização de pesquisas sociais e culturais, onde se faz necessário levar em conta o novo contexto da contemporaneidade em que vivemos. Segundo Robert Kozinets (2014) a netnografia utiliza comunicações mediadas por computador como fonte de dados para se chegar a compreensão etnográfica de determinado fenômeno cultural na internet. Através de abordagens adaptadas, é possível estudar redes sociais, grupo de notícias, forúns, entre outros segmentos que compõem a cultura virtual. O autor mostra que é preciso seguir alguns critérios para garantir a qualidade da pesquisa netnográfica, que são semelhantes aos padrões da etnografia tradicional, que são: coerência, rigor, conhecimento, ancoramento, inovação, ressonância, verossimilhança, reflexividade, práxis e mistura, que são importantes para auxiliar o pesquisador em suas discussões e construções de ideias. Por essa via, o viés investigativo e de observação da realidade se mantém na pesquisa sobre a Netnografia sobre a Capoeira Angola no Vale do São Francisco. As pesquisas netnográficas precisam dar conta de mostrar como a internet mudou a forma em que a sociedade lida com a atual forma de viver, com o consumo, com a cidadania, com a forma de pensar e se relacionar das pessoas. Pierre Levy (1996) classifica a internet como um meio fundamental para se pensar as novas formas de interação social entre sujeitos e essas novas forma de se relacionar via rede trouxe a reflexão sobre como o acesso a internet mudou a hegemonia de produção de conhecimento, tornando o acesso e a produção mais democrático e, até certo ponto, heterogênico. A internet ressignificou a produção de conhecimento e por consequência trouxe novas formas de realizar pesquisa social, pois a produção de conhecimento precisa refletir as mudanças e as complexidades referentes á modernidade dos dias atuais e a netnografia é um caminho que dá conta dessa nova conjuntura em termos de uma nova metodologia, esperamos assim que os leitores tenham uma experiência nova com a leitura desse livro que coloca a manifestação da capoeira também num patamar da pós-modernidade.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1193
ISBN: 978-65-86982-13-8
Aparece nas coleções:Publicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A filosofia da Capoeira Angola no Vale do São Francisco.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.