Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1204
Título: Ensino Médio e Educação Profissional: Limites e Possibilidades aos Egressos de Escola Técnica Estadual em Município do Sertão Pernambucano
Autor(es): Moraes, André Monteiro
Palavras-chave: Formação Profissional
Ensino Médio
Sertão de Pernambuco
Data do documento: 2023
Citação: MORAES. A. M. Ensino Médio e Educação Profissional: Limites e Possibilidades aos Egressos de Escola Técnica Estadual em Município do Sertão Pernambucano. TCC (Pós-graduação lato sensu em Docência para educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a formação básica integrada ao ensino médio integrado em escola Técnica Estadual de São José do Egito com o Documento Base do Ministério da Educação sobre a formação para a cidadania de seus egressos. Para isso, optamos por utilizar uma metodologia com base na empiria através de estudo socio econômico acerca do perfil dos egressos de nível médio integrado aos cursos profissionalizantes de Meio Ambiente e Administração. A partir desse estudo, pretendemos destacar a participação desses egressos em projeto de pesquisa, extensão, participação em eventos científicos, realização de estágio supervisionado; estrutura física da instituição (laboratórios científicos, quadra poliesportiva, merenda e área de lazer); relações sociais na escola (participação em atividades recreativas, excursões, dinâmicas, festividades); formação de professores (formação básica e continuada). Mediante proposta de análise temos o pensamento sócio crítico com categorias do materialismo histórico dialético, que ao compreendermos o método que melhor se aproxima do real nos dá sinais de que a formação profissional, por estar permeada de dualidade estrutural, ainda se encontra limitada no acesso ao mundo do trabalho e da inserção ao ensino superior de maneira igual aos seus egressos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1204
Aparece nas coleções:Docência para Educação Profissional e Tecnológica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.