Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1205
Título: Evasão no ensino superior público do Ceará: estudo de caso da Universidade Federal do Ceará.
Autor(es): Rodrigues, Rafael Nascimento
Palavras-chave: Educação profissional
Evasão
Ensino superior
Expansão
Data do documento: 2023
Citação: RODRIGUES, R. N. Evasão no ensino superior público do Ceará: estudo de caso da Universidade Federal do Ceará. TCC (Pós-graduação lato sensu em Docência para educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: A evasão no ensino superior é um problema enfrentado por diversas instituições de ensino superior, seja pública ou privada. Nas últimas décadas o país passou por uma grande expansão universitária, junto a expansão, houve uma democratização do acesso e com isso uma grande diversidade de heterogeneidade estudantil. À medida que o acesso ao ensino superior aumentou, também aumentaram os problemas associados à evasão de alunos nas instituições de ensino superior. Por ser um fenômeno multifacetado cujas causas estão relacionadas a fatores sociais, institucionais, econômicos e culturais associados aos diferentes contextos em que ocorrem. A evasão acarreta prejuízos econômicos, sociais e educacionais a todos os envolvidos. Sendo importante saber os principais fatores atrelados a evasão e possibilidade de ações serem propostas para redução deste fenômeno que vem assolando as instituições de ensino superior. Neste sentindo o presente trabalho tem como objetivo averiguar na visão dos discentes evadidos da Universidade Federal do Ceará as principais causas relacionadas a evasão no ensino superior, com a intenção de propor ações que possam minimizar esses problemas nos cursos. Utilizando para isso um questionário adaptado ao uso via Google Forms e encaminhado aos discentes evadidos por e-mail, para assim utilizar estatística descritiva com a intenção de obter uma melhor compreensão das causas da evasão.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1205
Aparece nas coleções:Docência para Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DO CEARÁ ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.pdf790,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.