Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1211
Título: Caracterização física de bananas 'prata' comercializadas no município de Chapadinha-MA
Autor(es): Azevedo, Gênesis Alves de
Palavras-chave: Qualidade
Musa spp
Estabelecimento comercial
Injúrias
Data do documento: 2024
Citação: AZEVEDO, Gênesis Alves de. Caracterização física de bananas 'prata' comercializadas no município de Chapadinha-MA. TCC (Pós-graduação Lato Sensu em Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f. 31, 2024.
Resumo: A fruticultura é um dos segmentos da economia brasileira que mais tem se destacado nos últimos anos e continua em plena evolução, com isso, a avaliação da qualidade pós-colheita das frutas diminui os riscos e proporciona maior retorno econômico ao produtor. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a qualidade física e visual pós-colheita em bananas ‘Prata’, além de identificar visualmente as condições e formas de manejo no comércio do município de Chapadinha, Maranhão. As análises relativas à pós-colheita, foram realizadas em uma penca com 12 bananas ‘Prata’ adquiridas em seis estabelecimentos comerciais presentes no mercado central do município. As bananas foram avaliadas, quanto a qualidade em relação aparência externa e interna, características físicas e manejo da fruta. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva, determinando-se as médias e desvio para os fatores testados, com auxílio do programa computacional SISVAR. As características dos estabelecimentos comerciais, o manejo e transporte dos produtores influenciaram na aparência interna e externa dos frutos, sendo a maioria classificados em função dos defeitos como Extra. As variáveis comprimento, diâmetro da polpa, espessura da casca e massa fresca total apresentaram valores de médios a baixos ou com diferenças sensíveis dos encontrados na literatura para bananas ‘Prata’. Foi encontrada incidência de manchas e danos mecânicos que comprometeram a aparência externa das bananas comercializadas nos estabelecimentos, indicando baixo investimento em tecnologias de exposição e armazenamento pós-colheita, além de serem transportadas em caixas plásticas amontoadas, aumentando a susceptibilidade dos frutos a danos mecânicos, no geral, nota-se que a qualidade pós-colheita dos frutos é inerente a aplicação de tecnologias.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1211
Aparece nas coleções:Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE BANANAS ‘PRATA’ COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA – MA.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.