Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1214
Título: Atuação feminina na área de tecnologia da informação e os desafios no mercado de trabalho.
Autor(es): Silva, Ariadny Daiane da
Palavras-chave: Administração em geral
Atuação feminina
Tecnologia da Informação
Mercado de trabalho
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, A. D. Atuação feminina na área de tecnologia da informação e os desafios no mercado de trabalho. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 47f. : il, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre as mulheres na área de tecnologia da informação, tendo como objetivo compreender a atuação feminina nesse mercado. Inicialmente, apresenta-se o contexto em que as mulheres começaram a se inserir na área tecnológica, até os dias atuais. O referencial teórico apresenta assuntos relevantes para compreender a importância que as mulheres têm nesse mercado, tais como diversidade nas organizações, tecnologia da informação e empreendedorismo na área de tecnologia. A metodologia adotada se baseia no método qualitativo, se configurando como uma pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva. Por ser pesquisa bibliográfica, foram feitos levantamentos para a investigação através de livros, artigos de jornais, sites, entre outras fontes. A análise desses dados se deu por meio da análise de conteúdo. Na análise dos resultados buscou-se atender os objetivos específicos deste trabalho, abordando os seguintes tópicos: cargos ocupados por mulheres em empresas de tecnologia da informação, principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres na área de tecnologia, e empreendimentos na área de TI criados e geridos por mulheres. Ao fim da realização do trabalho, concluiu-se que na área de tecnologia da informação, o gênero não representa um determinante de atuação. Os conhecimentos, habilidades e atitudes são os aspectos fundamentais para atuação na referida área. Nesse sentido, a participação feminina em cargos tecnológicos têm grande importância na sociedade como um todo, essa inclusão motiva muitas outras mulheres a seguir essa carreira, como também a se sentirem capacitadas e representadas, gerando quebras de barreiras como estereótipos e preconceito de gênero.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1214
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ATUACAO FEMININA NA AREA DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO E OS DESAFIOS NO MERCADO DE TRABALHO.pdf493,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.