Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1215
Título: Comportamento térmico de telhados cerâmicos: uma avaliação da eficiência térmica de telhas pintadas em cores claras
Autor(es): Rocha, Alexandre Barbosa da
Palavras-chave: Transferência de calor
Telhas cerâmicas
Telhas pintadas
Data do documento: 2023
Citação: ROCHA, A. B. Comportamento térmico de telhados cerâmicos: uma avaliação da eficiência térmica de telhas pintadas em cores claras. TCC (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 67f., 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da pintura em cores claras na redução da transferência de calor em telhados, na cidade de Serra Talhada, onde as temperaturas frequentemente ultrapassam os 38ºC nos meses mais quentes. Com isso, essa pesquisa torna-se relevante para identificar estratégias que contribuam para um ambiente interno mais confortável. A metodologia adotada envolveu testes experimentais na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), onde foram feitas medições da temperatura na superfície superior e inferior de telhas cerâmicas em seu estado natural e após serem pintadas com diferentes demãos de tinta branca. Além disso, foi desenvolvido um script em Python para simular o comportamento térmico das telhas cerâmicas através das equações de transferência de calor. Os resultados experimentais mostram uma redução de até 14,21ºC (25,60%) na superfície superior das telhas cerâmicas quando pintadas com diferentes demãos de tinta branca. De forma semelhante, os resultados obtidos pelas simulações numéricas revelaram uma redução de 15,61ºC (28,01%). A semelhança entre os dados experimentais e numéricos indica que a metodologia utilizada se adequa bem aos resultados obtidos em campo, e dá uma segurança nos resultados para as condições definidas, isso permite considerar sobre como soluções simples podem melhorar as condições habitacionais, em especial em áreas com clima tão intenso quanto a cidade de Serra Talhada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1215
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Campus Serra Talhada)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.