Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1217
Título: Conscientização de estudantes dos niveis finais fundamental e médio, sobre a importância da preservação da mata ciliar às margens do Rio São Francisco no município de Cabrobó-PE
Autor(es): Rodrigues, Zuleide Ferraz de Lima
Palavras-chave: Educação ambiental.
Ação Pedagógica
Conscientização ambiental.
Data do documento: 2023
Citação: RODRIGUES, Z. F. L. Conscientização de estudantes dos niveis finais fundamental e médio, sobre a importância da preservação da mata ciliar às margens do Rio São Francisco no município de Cabrobó-PE.TCC (Pós-graduação lato sensu em Docência para educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é conscientizar os estudantes das séries finais de escolas municipais e estaduais do município de Cabrobó-PE, sobre a importância da preservação da mata ciliar nas margens do Rio São Francisco. Será realizado um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, despertando a necessidade de preservação da mata ciliar da margem do Rio São Francisco que permeia a cidade de Cabrobó-PE, em turmas finais de ensino fundamental (nono ano) e do ensino médio (terceiro ano). Com o objetivo de analisar os impactos causados as margens do Rio São Francisco no âmbito do município de Cabrobó gerados pelo desmatamento, agricultura intensiva, pecuária, despejos de esgoto domésticos, fertilizantes agroquímicos, com o objetivo de criar instrumentais, metodologias e estratégias de modo a tornar viável a recuperação das matas ciliares. O trabalho compreenderá três ações: (1) Ação 1 - Palestra e apresentação de vídeo sobre a importância do Rio São Francisco para a comunidade e necessidade da preservação da mata ciliar para a manutenção da qualidade desse recurso biológico. (2) Ação 2 - Os alunos juntamente com os professores irão participar de uma observação fotográfica nas margens do Rio São Francisco na área urbana da cidade. (3) Ação 3 - O Dia D do Reflorestamento ocorrerá com os alunos que participaram da palestra e da observação fotográfica com os professores e com o apoio da AMMA, para fazer o plantio das mudas nativas, estimulando assim o reflorestamento e a preservação da mata ciliar. Ressaltando que os resultados esperados é ter um rio revitalizado com melhorias na qualidade da água pura e segura para uso humano, animal e as espécies aquáticas; melhor biodiversidade, habitats restaurados, poluição reduzida, maior diversidade de espécies de plantas e animais no rio e no ecossistema circundante; controle da erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento dos mananciais; minimização dos efeitos de enchentes; remoção dos resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes, risco de inundação, remoção de detritos e outros poluentes, reduzindo ao mínimo os danos em caso de inundação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1217
Aparece nas coleções:Docência para Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONSCIENTIZAÇÃO DE ESTUDANTES DOS NIVEIS FINAIS FUNDAMENTAL.pdf199,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.