Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1229
Título: Explorando as possibilidades de ensino de programação através dos jogos digitais: um estudo de caso com o minecraft na Escola Jaime Ferreira Tavares em Assunção - PB
Autor(es): Correia, Jadilson Maciel
Palavras-chave: Educação profissional
Ensino de programação - Jogos digitais
Minecraft
Data do documento: 2023
Citação: CORREIA, J. M. Explorando as possibilidades de ensino de programação através dos jogos digitais: um estudo de caso com o minecraft na Escola Jaime Ferreira Tavares em Assunção - PB. TCC (Pós-graduação lato sensu em Docência para educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: A pesquisa revela um panorama positivo no que tange à conectividade, com praticamente 100% dos alunos desfrutando de acesso à internet em seus lares. A composição da comunidade escolar é constituída por 23 professores e 325 alunos, abrangendo os anos do 6o ao 9o. Destaca-se uma expressiva predominância na faixa etária de 11 a 15 anos, abarcando 90,7% do total de estudantes. Um aspecto notável é a equitativa representação de gênero, evidenciando uma distribuição igualitária entre alunos do sexo masculino e feminino. Contudo, chama a atenção a ausência de laboratórios específicos para disciplinas como ciências e matemática, apontando para possíveis áreas de aprimoramento na estrutura educacional. O destaque recai sobre a integração da tecnologia na educação, com ênfase notável no uso de dispositivos móveis, especialmente smartphones, pelos alunos. Além disso, o jogo Minecraft emerge como uma ferramenta de estudo em programação, sendo adotado por mais da metade dos alunos para atividades acadêmicas, embora a maioria declare não possuir conhecimento em linguagem de programação. O projeto apresentou informações detalhadas sobre a compreensão dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Jaime Ferreira Tavares, em Assunção - PB, Brasil, sobre a importância do aprendizado de programação por meio de jogos, e como o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) podem impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a pesquisa teve como objetivo avaliar se os resultados esperados foram alcançados. A abordagem deste estudo centra-se nas dificuldades enfrentadas pelos alunos ao assimilar o conteúdo de programação, especialmente na interpretação do jogo Minecraft. A pesquisa também buscou examinar as adaptações permitidas no planejamento das aulas para superar esses desafios. Outro aspecto explorado foi a eficácia do uso da gamificação por meio do jogo Minecraft como abordagem pedagógica no aprendizado da programação. Este foi implementado pelos professores junto aos alunos do ensino fundamental II, para analisar e compreender melhor o impacto dessa estratégia na aprendizagem dos alunos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1229
Aparece nas coleções:Docência para Educação Profissional e Tecnológica
Docência para Educação Profissional e Tecnológica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.