Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1236
Título: O teatro no ensino de física: possibilidades e limitações de acordo com publicações em periódicos brasileiros
Autor(es): Pinto, Rafaella da Silva
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino-aprendizagem
Teatro - Metodologia no ensino de física
Data do documento: 2024
Citação: PINTO, R. S. O teatro no ensino de física: possibilidades e limitações de acordo com publicações em periódicos brasileiros. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: O presente trabalho aborda as possibilidades e limitações do teatro no ensino de Física por meio de uma análise qualitativa de publicações em periódicos brasileiros. Com o objetivo de ressaltar a relevância pedagógica do teatro em metodologias lúdicas e dinâmicas no ensino de Física, foi realizada primeiramente uma revisão bibliográfica com o intuito de averiguar o que a literatura propõe sobre essa aproximação da ciência com a arte. A escolha dos periódicos se deu com base em suas classificações no Qualis, selecionando os artigos que foram publicados no período de 2000 a 2023. Assim, os artigos foram discutidos, destacando seus pontos positivos, suas limitações e possibilidades de aplicação de acordo com a realidade do professor em sala de aula. Verificou-se que existem escassez de materiais didáticos nessa linha de pesquisa, no entanto, no pouco que se tem é possível observar os bons resultados alcançados. Contudo, são necessários mais estudos para que seja possível entender melhor o real potencial do teatro no ensinoaprendizagem de física, para dessa forma motivar professores da educação básica a aplicar roteiros teatrais no ensino.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1236
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador