Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1243
Título: Avaliação do desempenho térmico de tijolos ecológicos vazados em Serra Talhada – PE
Autor(es): Silva, Matheus Gomes da
Palavras-chave: Conforto térmico
Eficiência energética
EnergyPlus
Tijolo solo-cimento
Transmitância térmica
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, M.G. Avaliação do desempenho térmico de tijolos ecológicos vazados em Serra Talhada – PE. TCC (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 80f., 2023.
Resumo: Em lugares com clima caracterizado por altas temperaturas e baixa umidade, garantir o conforto térmico em edificações é um desafio para a engenharia civil. A eficiência energética está intrinsecamente ligada ao desempenho térmico, na arquitetura refere-se à capacidade da edificação oferecer conforto térmico, visual e acústico, com o menor consumo de energia possível. A avaliação do desempenho térmico envolve analisar como a edificação responde a fatores como temperatura, umidade, ventilação, insolação e ação dos ocupantes. Os materiais utilizados nas vedações podem influenciar suas características de isolamento térmico, materiais leves e vazados tendem a conduzir menos calor que os mais densos. No âmbito da construção civil, há uma busca por materiais inovadores que causem o menor impacto ambiental possível e promovam conforto térmico e eficiência energética. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho térmico de tijolos ecológicos vazados na cidade de Serra Talhada-PE, abordando aspectos específicos como o cálculo da transmitância térmica das paredes para avaliação do desempenho segundo parâmetros estabelecidos pela NBR 15575-4:2021, e a realização de simulação computacional, com o software EnergyPlus®, em uma Habitação de Interesse Social (HIS), situada na zona bioclimática 7, construída com tijolos ecológicos, tijolos maciços e blocos cerâmicos. Os resultados evidenciaram que os tijolos ecológicos atendem bem os requisitos estabelecidos pela norma para transmitância térmica que foi de 0,73 W/m².K para uma condutividade de 0,9 W/m.K. O tijolo ecológico destaca-se por seus vazados que proporcionam uma maior resistência térmica para a parede e redução da sua transmitância. A simulação computacional revelou as melhorias no desempenho térmico que as paredes com tijolos ecológicos proporcionaram para a HIS, como um aumento de 11,4% no percentual de horas de ocupação da Unidade Habitacional (UH) dentro da faixa de temperatura operativa (PHFTUH), uma redução de 2,2°C na temperatura operativa anual máxima da UH (TomáxUH) e uma diminuição de 2,096,8 kWh/ano (35%) na carga térmica total da UH (CgTTUH) em comparação com o modelo de referência com paredes de concreto. A HIS com tijolos ecológicos atendeu ao nível mínimo de desempenho, na condição de ventilação natural. Os resultados obtidos evidenciam os tijolos ecológicos como uma escolha construtiva vantajosa, promovendo eficiência energética e conforto térmico em Serra Talhada-PE.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1243
Aparece nas coleções:Engenharia Civil (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS VAZADOS EM SERRA TALHADA – PE.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.