Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caldas, Daniel Menezes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T16:14:04Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T16:14:04Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CALDAS, D. M. Uma sequência didática para o ensino de Hidrostática no 1° ano do ensino médio. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 55f., 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1246 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de ser uma sequência didática para professores de física, para que possam trabalhar o conteúdo de hidrostática utilizando metodologias construtivistas com foco na alfabetização científica dos estudantes, de uma forma menos tradicional (quadro e giz), utilizando exemplos práticos, com a construção de experimentos que utilizam matérias de fácil acesso. As aulas foram preparadas com enfoque em habilitar os estudantes a pensarem de forma crítica sobre os fenômenos naturais e a relação que esses fenômenos tem com o conhecimento sobre o funcionamento de certos aparelhos que sejam conhecidos pelo alunado, bem como suas aplicações tecnológicas na sociedade. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de atividades experimentais e outras estratégias lúdicas para despertar o interesse e engajamento dos alunos na disciplina de Física. Além disso, a sequência didática inclui momentos de discussão em grupo e debates, visando o desenvolvimento das habilidades de comunicação e argumentação dos estudantes. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Hidrostática | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática para o ensino de Hidrostática no 1° ano do ensino médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HIDROSTÁTICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.