Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1255
Título: Formação em Licenciatura em Música e regentes de coros infantojuvenis: impactos/repercussões na atuação profissional
Autor(es): Farias, Rayanna Luana Cavalcante
Palavras-chave: Canto coral
Coros infantojuvenis
Prática coral
Regência musical (Canto)
Data do documento: 2024
Citação: FARIAS, R. L. C. Formação em Licenciatura em Música e regentes de coros infantojuvenis:impactos/repercussões na atuação profissional. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral compreender quais as dimensões da atuação profissional de um regente de coro infantojuvenil são influenciadas por sua formação inicial em um curso de licenciatura em música. Os objetivos específicos foram: Discutir o conceito de coros infantojuvenis com base em diferentes autores. Identificar as concepções do regente sobre as dimensões de atuação de sua função. Verificar os spectos e conteúdos relacionados à regência em coros infantojuvenis no projeto pedagógico do curso de licenciatura em música no qual o entrevistado fez sua graduação. Correlacionar os aspectos formativos da licenciatura em Música às concepções de atuação profissional do regente entrevistado. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em entrevista semiestruturada. A participante foi uma professora egressa do curso de licenciatura em música do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina/PE, atuando como regente de coro infantojuvenil em uma escola privada no município de Petrolina, Pernambuco, identificada como professora X. Sob esta perspectiva, a análise dos dados possibilitou a subdivisão das dimensões da atuação profissional, bem como a identificação das influências de sua formação inicial no curso de licenciatura em música pela professora X, organizadas nas seguintes categorias: perfil pessoal da professora de coro infantojuvenil e a influência do curso de licenciatura em música para a sua prática pedagógica; concepções sobre o coro Infantojuvenil; aspectos cruciais na atuação de um regente de coro infantojuvenil e sua relevância na formação em educação musical; explorando a diversidade e complexidade dos coros Infantis e Infantojuvenis: desafios e particularidades na Condução desses Grupos em um ambiente coral. Concluindo, esta pesquisa contribui para o entendimento das dimensões da atuação profissional da regente de coro infantojuvenil, com a consciência da impossibilidade de generalizações.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Dr. Matheus Henrique da Fonseca Barros.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1255
Aparece nas coleções:Licenciatura em música (Campus Petrolina)



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