Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Glaudia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T16:45:10Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11T16:45:10Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, G. S. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1264 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação da Prof. Me. Maria do Socorro Araujo de Freitas | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar como o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação(TICs) podem auxiliar os intérpretes de Libras a mediar os conteúdos na sala de aula, como também identificar softwares que possam auxiliar os estudantes surdos. Assim realizou-se um mapeamento sistemático de natureza qualitativa e caráter descritivo dos dados selecionados, nos quais foram utilizados cinco passos: buscar referências, selecionar, filtrar, relatar os resultados e apresentar em termos gerais. Desses passos os principais autores selecionados foram Machado (2020), Dias e Dias (2019), Oliveira et al.(2019), Pereira E Krieger(2018) e Silva(2020). Os resultados da pesquisa indicam que as TICs são ferramentas que podem auxiliar na construção do saber dos estudantes surdos presencial ou à distância, pois a Libras, por ser uma língua visual as ferramentas que possibilitam chamada de vídeo, envio e recebimento de documentos, filmes, documentários e glossários auxiliam nas atividades de intérpretes e estudantes, assim fazendo com que as ferramentas TICs em ambiente educacional tenham uma contribuição para inclusão desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Contribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS.pdf | 705,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.