Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Glaudia da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-11T16:45:10Z-
dc.date.available2024-06-11T16:45:10Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPEREIRA, G. S. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1264-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação da Prof. Me. Maria do Socorro Araujo de Freitaspt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar como o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação(TICs) podem auxiliar os intérpretes de Libras a mediar os conteúdos na sala de aula, como também identificar softwares que possam auxiliar os estudantes surdos. Assim realizou-se um mapeamento sistemático de natureza qualitativa e caráter descritivo dos dados selecionados, nos quais foram utilizados cinco passos: buscar referências, selecionar, filtrar, relatar os resultados e apresentar em termos gerais. Desses passos os principais autores selecionados foram Machado (2020), Dias e Dias (2019), Oliveira et al.(2019), Pereira E Krieger(2018) e Silva(2020). Os resultados da pesquisa indicam que as TICs são ferramentas que podem auxiliar na construção do saber dos estudantes surdos presencial ou à distância, pois a Libras, por ser uma língua visual as ferramentas que possibilitam chamada de vídeo, envio e recebimento de documentos, filmes, documentários e glossários auxiliam nas atividades de intérpretes e estudantes, assim fazendo com que as ferramentas TICs em ambiente educacional tenham uma contribuição para inclusão desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleContribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdospt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.