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http://hdl.handle.net/123456789/1271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra Junior, Josemar | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T15:05:54Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14T15:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BEZZERA JUNIOR, J. Abordagens gamificadas na aprendizagem de Projeto de Vida e Empreendedorismo no ensino remoto emergencial: Um relato de experiência na Residência Pedagógica. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1271 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lúcio Santos Evangelista | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente relato de experiência visa apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos na Residência Pedagógica no componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo em uma Escola de Referência em Ensino Médio, aplicando as metodologias ativas de gamificação, ensino baseado em jogo e projetos buscando atrair a atenção dos jovens alunos a conteúdos educacionais. A Residência Pedagógica possibilita ao residente a oportunidade de colocar em prática suas habilidades e competências desenvolvidas no processo de formação promovendo aplicação do conhecimento e atitudes necessárias para a prática profissional docente. Esta experiência nos cursos de licenciatura é um processo de aprendizagem necessário, pois ele prepara o residente aos desafios de uma carreira entrando em contato com a realidade sociocultural da instituição de ensino. Um desafio na atualidade é a pandemia do COVID-19, que impactou diretamente na educação devido ao Ensino Remoto Emergencial, aplicado durante o isolamento social orientado pela Organização Mundial da Saúde para combater o avanço da contaminação do vírus. Além disso, a desmotivação dos jovens da nova geração em relação à estrutura de ensino empírico, que foge do cotidiano deles com a evolução tecnológica e o engajamento que os jogos trazem principalmente os digitais. Portanto, participar da residência pedagógica no período de pandemia, facilitou ao autor a execução dos estágios curriculares em um momento em que a comunicação com as instituições de ensino estavam limitada e delicada, como também proporcionou experiências de ensino diferentes aplicando diversificadas metodologias propostas no programa, a participação em eventos que agregam positivamente na formação do licenciando principalmente com o auxílio e suporte que a residência dispõe. Diante disso conclui-se que a residência pedagógica incentiva e proporciona aos licenciandos em computação a pesquisa de ensino-aprendizagem. Além da importante contribuição das metodologias ativas na formação dos alunos participantes e o desenvolvimento que as atividades adotadas estimulou a eles. | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Vida | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.title | Abordagens gamificadas na aprendizagem de Projeto de Vida e Empreendedorismo no ensino remoto emergencial: Um relato de experiência na Residência Pedagógica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - ABORDAGENS GAMIFICADAS NA APRENDIZAGEM DE PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.pdf | 6,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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