Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Neto, José Azevedo da-
dc.date.accessioned2024-06-20T13:51:41Z-
dc.date.available2024-06-20T13:51:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA NETO, J. A. Construção do conhecimento a partir da teoria da aprendizagem significativa. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1273-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Roberta Guimarães de Godoy e Vasconcelos.pt_BR
dc.description.abstractAprendizagem Significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel (1963) o qual apresenta que a aprendizagem diz respeito a um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se de maneira substantiva a um aspecto relevante na estrutura cognitiva de conhecimento do indivíduo. Neste aspecto, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o indivíduo já possui. A partir deste contexto, esse estudo objetiva verificar se a teoria da Aprendizagem Significativa é efetiva no processo de construção de conhecimentos variados na disciplina de Inglês Instrumental. Essa pesquisa diz respeito a um estudo de campo de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi desenvolvida em uma turma do 5° semestre no Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Petrolina com participação de dezesseis estudantes voluntários e a professora regente. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários. Inicialmente na coleta, foi realizado um levantamento de ideias-âncora dos estudantes com um primeiro questionário, essa ação visou identificar as possíveis dificuldades, compreender o nível de conhecimento dos estudantes sobre a língua inglesa e ter acesso aos conhecimentos prévios do idioma e posteriormente. No segundo questionário, buscou-se analisar se houve Aprendizagem Significativa na opinião dos estudantes. Levando em consideração os conhecimentos obtidos na etapa anterior foram desenvolvidas atividades que viabilizassem Aprendizagem Significativa dos conteúdos curriculares de língua inglesa planejados pelo professor da turma. Com a conclusão desta pesquisa após análise dos dados coletados e vivências na intervenção, foi possível validar o principal objetivo ao aplicar a teoria da Aprendizagem Significativa, atingir a satisfação da maioria dos participantes voluntários e contribuir para a área da educação, pois a maioria dos estudantes aprenderam significativamente.pt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectConhecimento Préviopt_BR
dc.subjectEstudante.pt_BR
dc.titleConstrução do conhecimento a partir da teoria da aprendizagem significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.