Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1274
Título: O lúdico no ensino de física na educação de jovens e adultos: uma revisão teórica.
Autor(es): Silva, Ana Paula da Conceição
Palavras-chave: Ensino de Física
Lúdico
Educação de Jovens e Adultos
Aprendizagem.
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, A. P. C. O lúdico no ensino de física na educação de jovens e adultos: uma revisão teórica. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2023.
Resumo: O ensino de ciências vem se tornando cada vez mais discutido no meio escolar e educacional, principalmente no que se refere estratégias metodológicas para o aperfeiçoamento do ensino. Além disso, quando se fala mais especificamente no ensino de conteúdos curriculares de Física é possível perceber de forma ainda mais ampla o baixo desempenho dos alunos em relação a compreensão e aprendizagem destes conteúdos. Diante desta realidade e visando minimizar os impactos relacionados as dificuldades de aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos de Física, diversos autores sugerem que metodologias de ensino embasadas em atividades práticas e lúdicas podem contribuir na compreensão dos conteúdos da Física. Ao fazer uso de atividades práticas e mediante a ludicidade é possivel tornar a aula mais produtiva, interativa, divertida e prazerosa. A partir desta perspectiva, este estudo tem problemática a ser investigada: De que maneira o lúdico pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares da disciplina de Física na Educação de Jovens Adultos (EJA)? Levando em consideração a referida questão esta pesquisa tem como principal objetivo apresentar como a ludicidade pode ser utilizada como uma estratégia de ensino que possibilita elevar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares da disciplina de Física na EJA. Este estudo diz respeito a uma pesquisa de revisão teórica a qual será realizada mediante a consulta de livros e artigos científicos. As fontes teóricas consultadas foram: o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); o Google Acadêmico e a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), bem como livros relacionados as temáticas desta investigação. As palavras-chave utilizadas na busca dos referidos textos foram: "lúdico" e “ensino da física" publicados no período de 2015 a 2023. Foram selecionados 29 textos relacionados à temática em questão. Após a coleta do material teórico foi realizada uma leitura e análise interpretativa e discursiva dos textos selecionados. Neste momento, foi possível verificar quais podem ser as contribuições do uso de metodologias de ensino mediadas por atividades lúdicas no ensino dos conteúdos da Física na educação de jovens e adultos. Conforme ressaltado pelos autores consultados, o uso do lúdico contribui positivamente no ensino dos conteúdos curriculares e, principalmente, na educação infantil e também na educação de jovens e adultos. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir de forma significativa na formação de professores, bem como nas estratégias de ensino e planejamento pedagógico de professores que lecionam para estudantes da modalidade de ensino da EJA, e, mais especificamente, para professores na área de ciências exatas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Profª. Albertina Marília Alves Guedes.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1274
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - O LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UMA REVISÃO TEÓRICA.pdf405,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.