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dc.contributor.authorSilva, Laiza Pereira da-
dc.date.accessioned2024-07-02T19:44:56Z-
dc.date.available2024-07-02T19:44:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Laiza Pereira da. Um estudo de caso da adoção de estratégias de aprendizagem e improvisações dos estudantes no Sertão de Pernambuco. TCC (Graduação em Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 44f., 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1280-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização das estratégias e regulação da aprendizagem dos estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Floresta. Essa investigação apresenta-se como relevante, visto que os estudantes da região sertaneja tendem a ter limitações de recursos de materiais, de locomoção e de infraestrutura. Analisar este contexto permite ter uma compreensão mais específica dos seus cotidianos e permite uma análise mais efetiva de como as instituições de ensino podem canalizar suas ações para contribuir e auxiliar seus estudantes. Esta pesquisa possui a natureza quali-quanti, em que foram utilizadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas e questionários para obtenção das respostas dos estudantes, assim como, o envio de registros fotográficos dos ambientes utilizados para estudar. Foram coletadas 132 respostas por questionários, aos quais 20 foram entrevistados pessoalmente. A pesquisa identificou que os estudantes têm a tendência de empregar ações de monitoramento de atividades, entretanto, não possuem o hábito de realizar ações regulatórias. Também foram analisadas as principais dificuldades enfrentadas identificando os hábitos e as improvisações de cada estudante, as quais contrastamos as motivações intrínsecas e extrínsecas. As estratégias de aprendizagem utilizadas foram categorizadas, apresentadas visualmente por meio de gráficos e associadas com as considerações dos pesquisadores. Assim, esta pesquisa fornece um recorte de como os alunos estudam permitindo a percepção de seus cotidianos e de suas dificuldades.pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectRegulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação intrínseca e estratégiapt_BR
dc.subjectHábitos e improvisaçõespt_BR
dc.titleUm estudo de caso da adoção de estratégias de aprendizagem e improvisações dos estudantes no Sertão de Pernambucopt_BR
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

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