Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Laiza Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T19:44:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02T19:44:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laiza Pereira da. Um estudo de caso da adoção de estratégias de aprendizagem e improvisações dos estudantes no Sertão de Pernambuco. TCC (Graduação em Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 44f., 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1280 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização das estratégias e regulação da aprendizagem dos estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Floresta. Essa investigação apresenta-se como relevante, visto que os estudantes da região sertaneja tendem a ter limitações de recursos de materiais, de locomoção e de infraestrutura. Analisar este contexto permite ter uma compreensão mais específica dos seus cotidianos e permite uma análise mais efetiva de como as instituições de ensino podem canalizar suas ações para contribuir e auxiliar seus estudantes. Esta pesquisa possui a natureza quali-quanti, em que foram utilizadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas e questionários para obtenção das respostas dos estudantes, assim como, o envio de registros fotográficos dos ambientes utilizados para estudar. Foram coletadas 132 respostas por questionários, aos quais 20 foram entrevistados pessoalmente. A pesquisa identificou que os estudantes têm a tendência de empregar ações de monitoramento de atividades, entretanto, não possuem o hábito de realizar ações regulatórias. Também foram analisadas as principais dificuldades enfrentadas identificando os hábitos e as improvisações de cada estudante, as quais contrastamos as motivações intrínsecas e extrínsecas. As estratégias de aprendizagem utilizadas foram categorizadas, apresentadas visualmente por meio de gráficos e associadas com as considerações dos pesquisadores. Assim, esta pesquisa fornece um recorte de como os alunos estudam permitindo a percepção de seus cotidianos e de suas dificuldades. | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Regulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação intrínseca e estratégia | pt_BR |
dc.subject | Hábitos e improvisações | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso da adoção de estratégias de aprendizagem e improvisações dos estudantes no Sertão de Pernambuco | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um Estudo de Caso da Adoção de Estratégias.pdf | 919,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.