Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Isabela Cristina de Sá Novaes | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T20:07:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02T20:07:00Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Isabela Cristina de Sá Novaes. Desenvolvimento de competências profissionais: softwares para regulação da aprendizagem. TCC (Graduação em Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 40f., 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1281 | - |
dc.description.abstract | A competência profissional é uma aptidão em resolver diferentes situações mobilizando recursos cognitivos, sendo adquirida de forma gradativa e manifestada durante a execução de atividades. Partindo do pressuposto que para se alcançar a competência profissional se faz necessário saber regular as próprias ações e aprendizagem, visto que requer discernimento para lidar com circunstâncias não previstas. Esta pesquisa realizou um mapeamento sistemático da literatura nos repositórios Google Scholar e Portal de Periódicos CAPES com objetivo de identificar softwares que contribuam para a prática da regulação da aprendizagem com vista ao desenvolvimento de competências profissionais. Foram selecionados 21 artigos para serem analisados, nos quais foram classificados 18 softwares quanto ao tipo, à disponibilidade para acesso e quanto à finalidade educacional. Foram elencadas as ações regulatórias empregadas, e ao analisá-las, identificadas situações em que as regulações compartilhadas contribuem para o exercício da autorregulação. Apesar de haver poucos estudos que analisam e monitoram as habilidades profissionais desenvolvidas, foi constatado que o processo de regulação está mais associado à condução ativa do aprendiz do que ao software que é utilizado. Assim, esta pesquisa apresenta contribuições para o exercício de um papel ativo na regulação da aprendizagem, sob a ótica da prática social e profissional. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento sistemático | pt_BR |
dc.subject | Regulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências profissionais: softwares para regulação da aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS - SOFTWARES PARA REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.