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dc.contributor.authorSousa, Leandro Quaresma de-
dc.date.accessioned2024-07-26T13:39:09Z-
dc.date.available2024-07-26T13:39:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUSA, L. Q. Letramento científico no ensino médio integrado: olhares e perspectivas discentes do curso técnico em administração de uma Escola Estadual da Paraíba. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1291-
dc.description.abstractEste trabalho insere-se na Linha de Pesquisa 01: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Macroprojeto 01: Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, abordando a importância do Letramento Científico (LC) no ensino médio integrado, uma vez que o incentivo ao LC no contexto escolar, especialmente no tocante à pesquisa, permeia a trajetória educacional, desde a educação infantil até o ensino superior. No ensino médio integrado, este letramento pode fornecer ao aluno uma base sólida para o prosseguimento de seus estudos em áreas científicas e contribuir para o desenvolvimento de sua consciência crítica e sua capacidade de solução de problemas. Logo, o objetivo geral desta investigação é analisar as concepções dos estudantes do curso técnico integrado em Administração de uma escola estadual profissionalizante sobre o tema letramento científico na formação integrada. O problema que norteou esta pesquisa foi: quais são as concepções sobre letramento científico que os estudantes do curso Técnico Integrado em Administração possuem para o desenvolvimento de atividades pesquisa no ensino médio integral?. A fundamentação teórica baseou-se em Soares (2016), Street (1984), Almeida (2014), Ciavatta (2014), Ramos (2008), Saviani (2004) e outros autores. Para a condução do trabalho foi planejado e implementado um protocolo de revisão integrativa de literatura, de modo a selecionar os trabalhos associados à temática. A partir disso, o método planejado e aplicado consistiu em um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, que conduziu esta investigação. Esse estudo foi composto por 6 (seis) fases, a saber: (i) análise documental, (ii) percepção dos estudantes, (iii) aplicação do curso (iv) análise dos dados, (v) criação do produto educacional e (vi) avaliação do produto educacional. O E-book, produto educacional desta pesquisa, constitui uma ferramenta versátil, que pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento e utilizados por discentes interessados em conduzir pesquisas científicas em qualquer área do conhecimento. Ao elaborar trabalhos acadêmicos, como artigos científicos e projetos de pesquisa, os discentes foram preparados para o futuro, seja em estudos avançados, na graduação ou em suas carreiras. Ao seguirem normas de formatação, citação e referência, eles se familiarizam com a escrita científica. Assim, foi introduzido aos alunos o LC, preparando-os para desafios futuros. Sendo assim, esse trabalho permitiu que os estudantes desenvolvessem sua autonomia, capacidade de pensar criticamente e habilidades de tomada de decisão, conectando as atividades em sala de aula com as situações de investigação no dia a dia.pt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectTrabalhos acadêmicospt_BR
dc.titleLetramento científico no ensino médio integrado: olhares e perspectivas discentes do curso técnico em administração de uma Escola Estadual da Paraíbapt_BR
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