Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1293
Título: Pensamento matemático computacional como suporte ao ensino de matemática
Autor(es): Silva, Gilmar Herculano da
Palavras-chave: Educação profissional
Pensamento computacional
Ensino de matemática
Recurso pedagógico
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, G. H. Pensamento matemático computacional como suporte ao ensino de matemática. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: O avanço tecnológico tem provocado impactos significativos na sociedade, dinamizando o contexto social e as relações interpessoais. As mudanças são evidentes permeadas pelas tecnologias digitais, cujos algoritmos e códigos estão em quase todos os aspectos da vida, transformando a maneira como as pessoas vivem. Essas mudanças têm reflexos no processo de ensino e aprendizagem, à medida que as demandas sociais seguem novos rumos e surgem novas áreas de atuação no mercado de trabalho, exigindo uma adaptação no processo de formação e qualificação profissional. Nesse cenário, surgem novas oportunidades de aprendizagem e campos de conhecimento, como o Pensamento Matemático Computacional (PMC), que estabelece uma ponte entre o Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional, capacitando indivíduos a resolverem problemas por meio de habilidades específicas. Este estudo fundamenta-se na linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", no macroprojeto "Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT". O objetivo foi investigar como a abordagem do PMC contribui para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na primeira fase da pesquisa, realizou-se um mapeamento sistemático de literatura, a fim de constatar as contribuições de trabalhos já realizados e publicados acerca do tema em estudo. Na segunda fase, aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas, visando conhecer os aspectos sociais, motivacionais, profissionais, acadêmicos e pedagógicos dos grupos participantes, em suas especificidades. Posteriormente, ocorreu a vivência da Sequência Didática (SD) com a finalidade de possibilitar uma experiência de aprendizagem da matemática, aos discentes, com o uso do PMC. Ao seu término, aplicou-se uma avaliação, na busca por identificar as impressões obtidas, após a SD. Por último, na terceira fase, realizou-se a validação do produto educacional com o propósito de analisar os efeitos da proposta pedagógica vivenciada e o entendimento deles relacionados ao PMC. Dessa forma, esta pesquisa apresenta uma abordagem de natureza quali-quantitativa, sendo descritiva em profundidade e exploratória em finalidade. As estratégias de coleta de dados envolveram pesquisa de campo e documental, com delineamento de pesquisa de levantamento. A intervenção se deu entre novembro e dezembro de 2023, por meio da SD, composta por cinco momentos expositivos e três atividades avaliativas. O resultado da intervenção possibilitou a criação dos produtos educacionais, Infográfico e Sequência Didática. Os resultados coletados na avaliação do produto educacional evidenciaram que, em relação ao Infográfico, existem etapas processuais 7 na análise e resolução de problemas matemáticos. Mostrou também que a resolução de problemas deve considerar aspectos como análise, construção simbólica, representação, abstração e criação de algoritmos ou modelos. Já a avaliação da SD, fortaleceu o processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio do PMC, uma vez que desenvolveu processos lógicos da matemática, que são essenciais a serem considerados na EPT.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1293
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