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dc.contributor.authorNascimento, Welkson Pinheiro do-
dc.date.accessioned2024-08-07T13:44:46Z-
dc.date.available2024-08-07T13:44:46Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, W. P. Gestão de Riscos: análise no contexto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1299-
dc.description.abstractA Administração Pública tem passado por diversas mudanças de paradigmas nas últimas décadas, e essas mudanças trouxeram um imperativo para que se gerencie fatos e atos que são imprevisíveis, além de forças que têm impactado na capacidade de atingir as estratégias e objetivos das Instituições Públicas, ao analisar esses riscos, é possível perceber a relação causa e consequência, além de permitir percorrer caminhos capazes de mitigar ou sanar os problemas encontrados. Pari passu, fica evidente que o gerenciamento dos riscos organizacionais de forma sistêmica e estruturada é de uma importância exponencial, assim, o objetivo é analisar os riscos e determinar quais as ações serão trabalhadas sobre cada um deles como aceitar, mitigar e tratar. Dentro do eixo da Administração Pública, trabalhar e implementar gerenciamento de riscos é considerado um imperativo, tão bem verdade que há vários instrumentos legais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, há também um busca pelos Órgãos de Controle, como o TCU e a CGU, para que a Administração exerça a gestão de riscos, além disso a própria Rede Federal possui suas auditorias internas que devem buscar elaborar instrumentos internos que anseiem essa ação. Dessa forma, a finalidade dessa pequisa é aprofundar o estudo sobre o gerenciamento de riscos, com foco principal na Administração Pública brasileira, tendo como desafio contribuir com o amadurecimento da Rede Federal de Educação, logo a metodologia empregada foi uma abordagem qualitativa e quantitativa, além de exploratória, cuja principal fonte de análise do contexto atual das Instituições Federais de Ensino se deu por meio das entrevistas e questionários realizados junto aos servidores efetivos, de onde foi possível perceber que a Rede Federal necessita trabalhar internamente algumas área de conhecimento a fim de permitir o correto e exitoso gerenciamento de riscos, ao final da pesquisa foram construídos e entregues a Rede Federal duas ferramentas que serão um embrião para o caminho de sucesso proposto pela gestão de riscos.pt_BR
dc.subjectAdministração píblicapt_BR
dc.subjectGestão de riscopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.titleGestão de Riscos: análise no contexto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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