Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1366
Título: Efeito do ácido indolbutírico e de extratos pirolenhosos na propagação de videira Itália e no desenvolvimento do porta-enxertos iac-572
Autor(es): Gomes, Larícia Maurício
Palavras-chave: AIB
Carvão vegetal
Crescimento
Raiz
Uva
Data do documento: 2024
Citação: GOMES, Larícia Maurício. Efeito do ácido indolbutírico e de extratos pirolenhosos na propagação de videira Itália e no desenvolvimento do porta-enxertos iac-572. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Zona Rural, Petrolina, PE, 17 f., 2024.
Resumo: A viticultura é uma atividade comercial de grande importância no Vale do São Francisco de grande rentabilidade para região. O objetivo deste trabalho foi avaliar o enraizamento e brotação de estacas de videira com AIB e extratos pirolenhosos defontes diferentes, buscando otimizar o processo de enraizamento e brotamento. O experimento foi realizado no Laboratório de Biologia e em viveiro de mudas do IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural. Ocorreu em delineamento inteiramente casualizado, sendo cinco tratamentos e oito repetições: T1 (controle) – água destilada; T 2 – Ácido indolbutírico (AIB); T3 – 1% Extrato pirolenhoso comercial; T4– 1% Extrato pirolenhoso de jurema-preta; T5 – 1% Extrato pirolenhoso de algaroba.Ao final de 36 dias, foi realizado: comprimento total da raiz; massa fresca e massa seca da raiz; comprimento total da parte aérea; massa fresca e massa secada parte aérea; diâmetro do colo e número de brotos. Os dados coletados para cada característica foram submetidos a transformação de dados (Raiz quadrada de Y +0.5 - SQRT (Y + 0.5)) seguindo os pressupostos dehomogeneidade, e foram submetidos a análise de variância (teste F). Comparou- se as médias dos tratamentos entre si, pelo testede Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Verificou- se que não houve diferença significativa entre os tratamentos para todas as variáveis analisadas. Quanto ao número médio de estacas enraizadas verificou-se um maior destaque no percentual de enraizamentocom a utilização do extrato pirolenhoso comercial diluído a 1%. Enquanto o maior percentual de estacas mortas foi obtido com a utilização do ácido indolbutírico (AIB).Sugere-se continuidade do estudo no que tange o aumento do tempo de experimento e do número de repetições, como também trabalhar com outras concentrações.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1366
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.