Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alrileda Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T12:35:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T12:35:00Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alrileda Alves. Ensino de matemática nas escolas indígenas do povo truká: fundamentos e práticas. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria da Boa Vista, PE, 74 f., 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1373 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se propôs a investigar o ensino de matemática nas escolas indígenas do Povo Truká no município de Orocó/PE, sua relevância é observada, sobretudo pela escassez de pesquisas com foco nessa temática. Com o objetivo geral de analisar como se dá o ensino de matemática em escolas indígenas no território do povo Truká, a pesquisa foi realizada na tribo do povo Truká, localizada no município de Orocó, no estado de Pernambuco. O estudo foi desenvolvido em (2) escolas, da referida tribo, tendo como participantes, (1) professora de matemática, (1) coordenadora de uma das escolas pesquisadas e o articulador geral das (2) escolas investigadas (entre estes, também o cacique da tribo Truká/Orocó). Em termos metodológicos, este trabalho foi caracterizado como pesquisa exploratória e qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais, entrevistas semiestruturadas e observações não participantes. A análise inclui discussões realizadas acerca de documentos pertencentes às escolas pesquisadas, das observações não participantes e das entrevistas realizadas com participantes que fazem parte da educação escolar indígena do povo Truká. De modo geral, o estudo mostrou que o ensino de matemática nas escolas indígenas do povo Truká de Orocó ocorre de forma específica e intercultural. Além disso, por tratar da educação escolar indígena e sobretudo da educação matemática do povo Truká, este foi um estudo pioneiro na tribo do referido povo, por isso, a pesquisa poderá servir como fonte orientadora para a comunidade científica, como também para o povo Truká. | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação Contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática nas escolas indígenas do povo truká: fundamentos e práticas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática (Campus Santa Maria) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO TRUKÁ FUNDAMENTOS E PRÁTICAS.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.