Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1376
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Fernanda de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T17:25:01Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T17:25:01Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | REIS, F. M. Despertando o pensamento computacional em crianças através de metodologias de ensino diversificadas. TCC (Licenciatura da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1376 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura da Computação, sob a orientação do Prof. Ms. Fábio Cristiano Souza Oliveira. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Ciência da Computação se destaca por ser responsável pelo desenvolvimento de tecnologias modernas. Nesse sentido, o eixo Pensamento Computacional ganha destaque, onde estimula habilidades necessárias para o desenvolvimento do indivíduo no século XXI. Diante disso, torna-se necessário discutir sobre as contribuições dos seus estímulos durante o processo de construção do aprendizado, onde se torna um diferencial inestimável para o intelecto dos indivíduos. Dessa forma, essa proposta objetiva relacionar as possíveis contribuições dos estímulos de habilidades do Pensamento Computacional, a partir do uso de estratégias de ensino diversificadas, como a Computação Desplugada, Gamificação, StoryTeeling, Aprendizagem Significativa e Game Learning, com crianças do Ensino Fundamental do Projeto de Extensão Inovadora Academia HackTown do IF Sertão-PE. Para tanto, essa pesquisa se caracteriza por ser de caráter quali-quanti, por meio de informações e observações colhidas no campo de ação. Desse modo, com esse estudo foi possível perceber que há uma relação progressista na construção da aprendizagem do público-alvo, onde busca relacionar os estímulos das habilidades do Pensamento Computacional em crianças. | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Computação desplugada | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Despertando o pensamento computacional em crianças através de metodologias de ensino diversificadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DESPERTANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM CRIANÇAS.pdf | 5,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.