Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Fernanda de Melo-
dc.date.accessioned2024-09-26T17:25:01Z-
dc.date.available2024-09-26T17:25:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationREIS, F. M. Despertando o pensamento computacional em crianças através de metodologias de ensino diversificadas. TCC (Licenciatura da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1376-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura da Computação, sob a orientação do Prof. Ms. Fábio Cristiano Souza Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractA Ciência da Computação se destaca por ser responsável pelo desenvolvimento de tecnologias modernas. Nesse sentido, o eixo Pensamento Computacional ganha destaque, onde estimula habilidades necessárias para o desenvolvimento do indivíduo no século XXI. Diante disso, torna-se necessário discutir sobre as contribuições dos seus estímulos durante o processo de construção do aprendizado, onde se torna um diferencial inestimável para o intelecto dos indivíduos. Dessa forma, essa proposta objetiva relacionar as possíveis contribuições dos estímulos de habilidades do Pensamento Computacional, a partir do uso de estratégias de ensino diversificadas, como a Computação Desplugada, Gamificação, StoryTeeling, Aprendizagem Significativa e Game Learning, com crianças do Ensino Fundamental do Projeto de Extensão Inovadora Academia HackTown do IF Sertão-PE. Para tanto, essa pesquisa se caracteriza por ser de caráter quali-quanti, por meio de informações e observações colhidas no campo de ação. Desse modo, com esse estudo foi possível perceber que há uma relação progressista na construção da aprendizagem do público-alvo, onde busca relacionar os estímulos das habilidades do Pensamento Computacional em crianças.pt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectComputação desplugadapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDespertando o pensamento computacional em crianças através de metodologias de ensino diversificadaspt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DESPERTANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM CRIANÇAS.pdf5,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.