Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiani, Flavia Renata Machado-
dc.date.accessioned2024-10-29T15:05:23Z-
dc.date.available2024-10-29T15:05:23Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPAIANI, F. R. M. Letramento literário no ensino de inglês como língua adicional: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1390-
dc.description.abstractNo Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes genéricas para o ensino de inglês como língua adicional no ensino médio. Assim, a língua pode ser trabalhada como “língua do mundo global” a partir de diferentes contextos de uso, incluindo o contexto literário, e, ao mesmo tempo, pode ser instrumento privilegiado para a promoção e o aprofundamento do letramento literário. Nesta monografia, o objetivo é criar uma sequência didática que leve em consideração as especificidades do texto literário para o ensino de língua inglesa como língua adicional, pensando, sobretudo, na promoção do letramento literário. Embora os textos aqui trabalhados sejam originários da cultura digital – como as memórias de seis palavras da revista on-line SMITH e os microcontos da rede social Reddit –, é certo que eles também são facilmente adaptáveis à cultura impressa. A própria noção de literatura é questionada no capítulo intitulado “Referencial teórico”. Este contempla tópicos que tocam diretamente na elaboração da sequência didática, daí a necessidade de elucidar os termos (literatura, letramento literário). Em seguida, no capítulo intitulado “Metodologia”, abordo tanto a classificação metodológica da pesquisa proposta por Fabio Appolinário (2011) quanto as abordagens de ensino propostas na sequência didática, tendo como base a proposição de Gillian Lazar (1993). Por fim, no capítulo intitulado “Resultados e discussões”, apresento a proposta de sequência didática, bem como discuto sua elaboração a partir dos aspectos teórico-metodológicos apresentados nos capítulos anteriores.pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEnsino de inglês como língua adicionalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleLetramento literário no ensino de inglês como língua adicional: uma proposta de sequência didática para o ensino médio.pt_BR
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LETRAMENTO-LITERÁRIO-NO-ENSINO-DE-INGLÊS-COMO-LÍNGUA-ADICIONAL.pdf522,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.