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dc.contributor.authorFerreira, Josivan Soares-
dc.date.accessioned2024-10-31T19:25:27Z-
dc.date.available2024-10-31T19:25:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA, J. S. Inserção de jogos digitais na educação de jovens e adultos (EJA): uma revisão integrativa. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1396-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Profa. Dra. Cristiane Moraes Marinho.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento sobre a inserção dos jogos digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A problemática surgiu a partir do questionamento sobre o uso dos jogos digitais na sala de aula enquanto contributo para o letramento digital e integração dos educandos da EJA na Sociedade Digital. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa da literatura para analisar a produção científica em artigos completos publicados no período de 2019 a 2024, sendo este último até o mês de setembro. A base de dados selecionada e que disponibilizou as pesquisas na íntegra foi o portal de periódicos da CAPES. Utilizou-se como aporte teórico as reflexões sobre letramento digital discorridos por Soares (2002) e Ramal (2002), a importância dos jogos digitais na educação de jovens e adultos apregoados por Oliveira (2022) e a utilização da revisão integrativa como metodologia de pesquisa elencadas por Mendes, Silveira e Galvão (2008) e Arnais e Vitorino (2021). Como resultados foram identificados uma tendência do uso de tecnologias na EJA de maneira pontual e escasso, limitando a iniciativas dos pesquisadores/professores enquanto atividades em suas disciplinas de ensino, e que não se consolidou enquanto metodologia de ensino e prática de letramento digital, demonstrando, assim, de reflexões sobre a premência da instrumentalização e capacitação de educadores para a formação de educandos letrados na sociedade digital da informação e comunicação.pt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleInserção de jogos digitais na educação de jovens e adultos (EJA): uma revisão integrativapt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

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