Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vaz, Marisa Valéria da Silva Batista | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T21:28:42Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T21:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, M. V. S. B. Dispositivos móveis na sala de aula: potencializando a aprendizagem significativa através do celular como recurso pedagógico. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1412 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Kafure da Rocha. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto educacional atual, o uso das tecnologias digitais torna-se indispensável para o processo de ensino e aprendizagem, considerando que estas já fazem parte do cotidiano dos alunos. O objetivo deste trabalho é compreender a importância da inserção dos dispositivos móveis na sala de aula, demonstrando sua eficácia no processo educativo, bem como com o intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa (Ausubel, 2003), dentro e fora do espaço escolar. A pesquisa mista se desenvolveu numa escola pública de ensino médio, sob uma abordagem qualitativa de revisão de literatura, a coleta de dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, e, foram realizados questionários com alunos, entrevistas com os professores e observação de práticas pedagógicas. A priori, os resultados evidenciam as potencialidades do uso de celular como recurso pedagógico em sala de aula, as percepções e as práticas docentes; e a necessidade de melhorar a formação docente, mas também da utilização de abordagens mais eficazes às necessidades dos alunos. Conclui-se que a relevância da temática no contexto educacional contemporâneo pode tornar o processo de ensino mais dinâmico, prazeroso, significativo e desafiador. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.title | Dispositivos móveis na sala de aula: potencializando a aprendizagem significativa através do celular como recurso pedagógico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Dispositivos Móveis na Sala de Aula.pdf | 324,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.