Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVaz, Marisa Valéria da Silva Batista-
dc.date.accessioned2024-11-14T21:28:42Z-
dc.date.available2024-11-14T21:28:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVAZ, M. V. S. B. Dispositivos móveis na sala de aula: potencializando a aprendizagem significativa através do celular como recurso pedagógico. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1412-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Gabriel Kafure da Rocha.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto educacional atual, o uso das tecnologias digitais torna-se indispensável para o processo de ensino e aprendizagem, considerando que estas já fazem parte do cotidiano dos alunos. O objetivo deste trabalho é compreender a importância da inserção dos dispositivos móveis na sala de aula, demonstrando sua eficácia no processo educativo, bem como com o intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa (Ausubel, 2003), dentro e fora do espaço escolar. A pesquisa mista se desenvolveu numa escola pública de ensino médio, sob uma abordagem qualitativa de revisão de literatura, a coleta de dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, e, foram realizados questionários com alunos, entrevistas com os professores e observação de práticas pedagógicas. A priori, os resultados evidenciam as potencialidades do uso de celular como recurso pedagógico em sala de aula, as percepções e as práticas docentes; e a necessidade de melhorar a formação docente, mas também da utilização de abordagens mais eficazes às necessidades dos alunos. Conclui-se que a relevância da temática no contexto educacional contemporâneo pode tornar o processo de ensino mais dinâmico, prazeroso, significativo e desafiador.pt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.titleDispositivos móveis na sala de aula: potencializando a aprendizagem significativa através do celular como recurso pedagógicopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Dispositivos Móveis na Sala de Aula.pdf324,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.