Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alan da Hora-
dc.date.accessioned2024-11-14T22:12:36Z-
dc.date.available2024-11-14T22:12:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, A. H. As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino médio. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1415-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Barbosa Vergolino.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva apresentar uma revisão integrativa de literatura sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio. O referencial teórico apresentado baseia-se em Kenski (2003), Rojo e Moura (2012), Soares et al (2015) e Schlemmer; Di Felice; Serra (2020). A partir do questionamento que norteou este trabalho, que consistiu em saber quais as contribuições do uso das TDIC no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio, buscou-se realizar uma revisão integrativa de literatura de caráter exploratório e descritivo de obras em formato de artigo, disponíveis no Banco de Periódicos da Capes, no idioma Português, entre os anos de 2018 e 2024. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura, seguindo as etapas a seguir: formulação do problema, coleta de dados, avaliação dos dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados. Este estudo se mostra relevante, pois permite ao leitor conhecer ou se atualizar a respeito dessa temática. Além disso, o recorte temporal realizado reuniu dados dos períodos pré e pós-pandemia, possibilitando entender como se deu tal processo no período pandêmico e como se apresenta no cenário atual. Por fim, os resultados alcançados indicaram fatores positivos em prol da aplicação desses aparatos tecnológicos, bem como conhecer as dificuldades mais comuns enfrentadas durante seu processo de implementação.pt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.