Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Priscila Íris de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T18:31:42Z | - |
dc.date.available | 2024-11-22T18:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, P. I. Jogos digitais gamificados aplicados na educação Infantil: uma revisão integrativa. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1424 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Cristiane Moraes Marinho. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi analisar como a utilização dos jogos digitais contribui com o processo de desenvolvimento infantil, com base na produção científica na atualidade. A metodologia utilizada foi desenvolvida a partir da revisão integrativa, conduzida por meio de uma abordagem descritiva e qualitativa. As fontes foram consultadas por meio da base de dados no portal Periódicos CAPES, o recorte temporal da pesquisa abrangeu publicações entre 2020 a agosto de 2024, disponíveis para download em língua portuguesa que discute conceitos, teorias, e práticas relevantes ao tema central da pesquisa. A sistematização e tabulação dos resultados foram apoiadas pela elaboração de quadros e tabelas, permitindo uma visualização clara dos dados coletados. Esse método permitiu a transparência e a organização dos estudos incluídos, facilitando a identificação das principais informações sobre o material analisado. A pesquisa evidência a eficácia dos jogos digitais na alfabetização e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, ao mostrar que as atividades interativas estimulam a curiosidade e motiva a busca por resultados positivos, criando experiências de aprendizado mais envolventes e adaptadas às necessidades das crianças. Portanto, essa pesquisa oferece reflexões importantes sobre o poder de enriquecer o processo educativo, destacando o potencial dos jogos digitais para transformar o processo de ensino e aprendizagem, e proporcionar uma abordagem integrada que considera todos os aspectos do desenvolvimento infantil, preparando as crianças para serem indivíduos completos e bem preparados em todas as dimensões de suas vidas. | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia interativa | pt_BR |
dc.title | Jogos digitais gamificados aplicados na educação Infantil: uma revisão integrativa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- JOGOS DIGITAIS GAMIFICADOS APLICADOS NA EDUCAÇÃO.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.