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http://hdl.handle.net/123456789/1427
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santiago, Joseane Alves Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T13:07:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-26T13:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, J. A. C. Abordagem lúdica no ensino aprendizagem de Química. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1427 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Química, sob a orientação do Profa. Dra. Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira. | pt_BR |
dc.description.abstract | As atividades lúdicas vêm sendo um instrumento didático motivador e atrativo que proporcionam acesso do conhecimento de forma natural, prazerosa e espontânea. Dentre as alternativas no que diz respeito às atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, destacam-se os jogos, que já fazem parte da vida do aluno desde a infância. Este trabalho buscou explorar e analisar a influência das atividades lúdicas no processo de aprendizagem, destacando sua importância no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de adolescentes. O objetivo geral do trabalho é compreender como as atividades lúdicas como alternativa didática pode contribuir como metodologia de ensino e aprendizagem para abordar o ensino de Química Orgânica. A pesquisa está fundamentada em teorias pedagógicas que reconhecem o jogo e a brincadeira como elementos essenciais para o engajamento e a retenção do conhecimento. O estudo aborda a evolução do conceito de lúdico na educação e examina como práticas as atividades lúdicas podem ser integradas ao currículo escolar de maneira efetiva. O trabalho foi pautado em abordagem qualitativa com uso de estudo de campo e questionário. Ao final, são destacadas as contribuições desta pesquisa o quanto a abordagem lúdica no ensino e aprendizagem de Química pode ser uma ferramenta poderosa para promover o envolvimento dos alunos, a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades importantes para profissionais da educação, ressaltando a necessidade de repensar práticas pedagógicas tradicionais em busca de abordagens mais dinâmicas e alinhadas às características e necessidades dos alunos na contemporaneidade. Conclui-se que a pesquisa pode servir como um estímulo aos educadores no emprego dos jogos em salas de aula e que com o jogo “Tabuleiro de Química Orgânica” é possível aprender princípios de Química Orgânica. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Abordagem lúdica no ensino aprendizagem de Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Petrolina) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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