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http://hdl.handle.net/123456789/1441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brito, Fabricia de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T19:59:50Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T19:59:50Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, F. L. A inserção de rede social e plataforma de produção colaborativa no ensino de Biologia e Meio ambiente: um relato de experiência na educação profissional e tecnológica. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1441 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Jean Lúcio Santos Evangelista e Coorientadora: Maria Patrícia Lima de Brito. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo teve como objetivo relatar uma experiência de inserção de plataformas colaborativas e rede social no ensino de biologia e meio ambiente na EPT, através da atividade "Década dos Oceanos: Uma Exposição Digital nas Redes Sociais", realizada com estudantes do 1o ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, integrando as disciplinas técnicas de Ecologia e Educação Ambiental. A atividade buscou despertar o interesse pela biologia e o meio ambiente, sensibilizar sobre a preservação dos oceanos e desenvolver habilidades de comunicação científica por meio de mídias digitais, incentivando o trabalho colaborativo. A proposta foi estruturada em quatro fases: pesquisa sobre subtemas relacionados aos oceanos, produção de texto colaborativo (na plataforma Google Documentos®), gravação de vídeos com o auxílio de equipamentos (Smartphones®), edição (Canva® e CapCut®) e publicação dos vídeos em redes sociais (Instagram®). Os resultados foram positivos, destacando o desenvolvimento de competências como comunicação, trabalho em equipe, pesquisa e criatividade. A atividade proporcionou uma experiência dinâmica e autônoma de aprendizagem, além de promover a divulgação científica em um formato acessível e aceito pelos adolescentes. No entanto, desafios como o acesso limitado às tecnologias digitais foram observados, o que exigiu adaptação no planejamento. A atividade atingiu os objetivos de promover a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias digitais no ensino de biologia e meio ambiente. Os alunos puderam, a partir da integração de ferramentas colaborativas e metodologias ativas, desenvolver habilidades importantes, confirmando as hipóteses de que a inserção dessas tecnologias no processo educacional pode ampliar as formas de aprendizagem e engajamento dos estudantes. A luz de Vygotsky e Paulo Freire, a experiência relatada mostra a importância do professor ser mediador e os alunos protagonistas na construção de conhecimento. Em conclusão, foi possível descrever a sequência didática, os desafios e dificuldades enfrentados na sua aplicação, reforçando o papel transformador das tecnologias no ensino de biologia e meio ambiente. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | A inserção de rede social e plataforma de produção colaborativa no ensino de Biologia e Meio ambiente: um relato de experiência na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
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TCC-A INSERÇÃO DE REDE SOCIAL E PLATAFORMA DE PRODUÇÃO COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA E MEIO AMBIENTE.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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