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dc.contributor.authorMonteiro, Franciele do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-12-06T21:54:18Z-
dc.date.available2024-12-06T21:54:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMONTEIRO, F. N. Ensino de Português e gamificação: contribuições para o processo de ensino-aprendizado. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1447-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lúcio Santos Evangelista.pt_BR
dc.description.abstractPor meio dessa pesquisa buscou-se realizar um levantamento acadêmico das contribuições e dos principais elementos da gamificação utilizados no ensino de Língua Portuguesa em projetos e relatos de docentes. Desenvolvendo-se na perspectiva de aprimorar o conhecimento acerca da gamificação através da revisão bibliográfica. No âmbito de uma pesquisa qualitativa por amostragem, procedimento técnico possibilitador de coleta de dados, foi estabelecido o recorte e análise de trabalhos publicados entre 2021 e 2024 acerca da gamificação no ensino de Português. A pesquisa identificou por meio do corpus analisado que o ensino atrelado a dinamicidade da gamificação fornece uma diversidade de benefícios para o aluno e o docente no processo de ensino aprendizado como a motivação, desenvolvimento dos processos de resolução de problemas, participação, pensamento crítico, sociabilidade, amadurecimento e reconhecimento da relevância de refletir e compreender as nuances do ensino como um todo às tecnologias atuais.pt_BR
dc.subjectEnsino de Lingua Portuguesapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEnsino de Português e gamificação: contribuições para o processo de ensino-aprendizadopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

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