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http://hdl.handle.net/123456789/1447
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Monteiro, Franciele do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T21:54:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T21:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, F. N. Ensino de Português e gamificação: contribuições para o processo de ensino-aprendizado. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1447 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lúcio Santos Evangelista. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio dessa pesquisa buscou-se realizar um levantamento acadêmico das contribuições e dos principais elementos da gamificação utilizados no ensino de Língua Portuguesa em projetos e relatos de docentes. Desenvolvendo-se na perspectiva de aprimorar o conhecimento acerca da gamificação através da revisão bibliográfica. No âmbito de uma pesquisa qualitativa por amostragem, procedimento técnico possibilitador de coleta de dados, foi estabelecido o recorte e análise de trabalhos publicados entre 2021 e 2024 acerca da gamificação no ensino de Português. A pesquisa identificou por meio do corpus analisado que o ensino atrelado a dinamicidade da gamificação fornece uma diversidade de benefícios para o aluno e o docente no processo de ensino aprendizado como a motivação, desenvolvimento dos processos de resolução de problemas, participação, pensamento crítico, sociabilidade, amadurecimento e reconhecimento da relevância de refletir e compreender as nuances do ensino como um todo às tecnologias atuais. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Lingua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Ensino de Português e gamificação: contribuições para o processo de ensino-aprendizado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
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TCC-ENSINO DE PORTUGUÊS E GAMIFICAÇÃO CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.pdf | 624,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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