Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1448
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dc.contributor.authorMaia, Eduardo Rubens de Alencar-
dc.date.accessioned2024-12-09T18:15:55Z-
dc.date.available2024-12-09T18:15:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMAIA, E. R. A. Os conhecimentos em informática como mediadores do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio nos últimos vinte anos: uma revisão integrativa. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1448-
dc.description.abstractEsta dissertação, parte do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, investiga a influência dos conhecimentos em informática no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. O estudo adota uma Revisão Integrativa de Literatura, com base em dados extraídos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (CTD-CAPES), focando em publicações dos últimos vinte anos que abordam os temas de interesse. O objetivo geral foi analisar o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio mediado pelos conhecimentos em informática. Para tanto, foi necessário identificar e analisar as implicações positivas do conhecimento em informática no desempenho e no engajamento dos estudantes; analisar os principais desafios dos estudantes do Ensino Médio relacionados aos conhecimentos em informática; e, propor estratégias para melhorar o ensino de informática no Ensino Médio, a partir das implicações e desafios identificados. A pesquisa foi conduzida com o auxílio de descritores específicos, resultando na recuperação de 446 trabalhos, dos quais 33 foram selecionados após filtragem criteriosa. A análise categórica desses trabalhos revelou que, embora as TDICs ofereçam um potencial transformador na educação, sua eficácia está atrelada a fatores como formação contínua dos professores, integração pedagógica e questões de acessibilidade. Os resultados destacam que, para otimizar os benefícios das tecnologias digitais na educação, é necessário investir em capacitação docente e adaptar as ferramentas tecnológicas às necessidades específicas dos alunos. A pesquisa conclui que, com uma implementação cuidadosa e uma abordagem inclusiva, as TDICs podem contribuir significativamente para uma prática educativa mais eficaz e adaptada às demandas contemporâneas. Com base nos resultados da revisão integrativa sobre a integração das TDIC’s nas práticas pedagógicas, desenvolveu- se um curso em plataforma aberta voltado para a capacitação de professores e alunos Esta pesquisa traz importantes contribuições para a compreensão do papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio, com base em uma análise aprofundada da literatura acadêmica dos últimos vinte anos. Ao identificar tanto os avanços quanto os desafios na incorporação das TDIC’s, o estudo oferece subsídios valiosos para a formulação de políticas educacionais que visem aprimorar a formação de professores e a integração pedagógica das tecnologias. A principal contribuição reside no fato de que, apesar das dificuldades estruturais e da necessidade de formação contínua dos docentes, o uso das TDIC’s pode promover um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficaz, desde que as condições adequadas de infraestrutura e apoio pedagógico sejam asseguradas.pt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectConhecimentos em Informáticapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectRevisão Integrativapt_BR
dc.titleOs conhecimentos em informática como mediadores do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio nos últimos vinte anos: uma revisão integrativapt_BR
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