Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Jozeildo Kleberson | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T19:54:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T19:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, J. K. Modelo TPACK Na Formação De Professores: Uma Revisão Sistemática. TCC (Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1453 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação - TECDAE, sob a orientação do Profa. Dra. Danielle Juliana Silva Martins. | pt_BR |
dc.description.abstract | A integração de tecnologias digitais na educação tem se tornado essencial no século XXI, exigindo que os professores desenvolvam competências específicas que combinem conhecimento pedagógico, de conteúdo e tecnológica. O modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) oferece uma tipologia de análise dos conhecimentos que podem e/ou devem ser mobilizados para o uso pedagógico das tecnologias, sendo amplamente discutido na literatura educacional. Neste estudo, se realizou uma revisão sistemática investiga o uso do modelo TPACK na formação de professores. O objetivo é analisar as contribuições do modelo TPACK para a formação de professores, bem como os impactos na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional dos docentes. A metodologia inclui a seleção criteriosa de estudos relevantes, análise de dados qualitativos e a identificação de lacunas na pesquisa atual. Agrupar e analisar os artigos em eixos permitiu construir um conhecimento mais integrado e contextualizado sobre o modelo TPACK. Destaca a complexidade e a riqueza da aplicação do TPACK na formação de professores, oferecendo uma visão abrangente das diferentes dimensões envolvidas e das melhores práticas para sua implementação. Além disso, proporciona uma compreensão aprofundada para futuras pesquisas e desenvolvimentos na área, contribuindo para a melhoria contínua das práticas pedagógicas e da formação docente em um cenário educacional em constante evolução. Os artigos evidenciam um esforço conjunto na formação de professores que sejam capazes de incorporar as tecnologias em suas práticas pedagógicas, conforme os princípios do modelo TPACK. O desenvolvimento desse conhecimento especializado é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e promover um ensino que seja significativo, contextualizado e inovador. | pt_BR |
dc.subject | Formação de docente | pt_BR |
dc.subject | TPACK | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.title | Modelo TPACK Na Formação De Professores: Uma Revisão Sistemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Modelo TPACK Na Formação De Professores: Uma Revisão Sistemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Na Formação De Professores Uma Revisão Sistemática.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.