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dc.contributor.authorSilva, Cintia Caroline Gouveia da-
dc.date.accessioned2024-12-19T00:34:57Z-
dc.date.available2024-12-19T00:34:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, C. C. G. Uso de Geotintas como metodologias ativas no ensino de solos: uma revisão sistemática da literatura. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1461-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Cristiane Moraes Marinho e coorientação da Profa. Msc. Stella Jorge de Carvalho Neta.pt_BR
dc.description.abstractO processo de globalização contribuiu para difundir o acesso à tecnologia e inteligência artificial, mesmo que desproporcional, no contexto da educação brasileira tem motivado os professores a buscarem diferentes metodologias de ensino para motivar os alunos em sala de aula e facilitar o processo de aprendizagem, tornando os conteúdos mais atrativos. Nesse sentido, as geotintas têm sido aplicadas em atividades pedagógicas que promovem uma educação ambiental prática e interdisciplinar, abordando conteúdos de geografia, ciências, biologia, artes, conservação do solo e agroecologia. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de metodologias ativas no ensino de solos com base nas produções científicas investigadas e a nossa hipótese foi que o uso de geotintas é uma metodologia ativa multidisciplinar de grande contribuição para popularizar o ensino de solos nos diferentes espaços e níveis de ensino. A revisão de literatura foi baseada no protocolo PRISMA e o levantamento bibliográfico realizado na base de dados Google Acadêmico. Para a busca foram utilizados os termos em português “geotintas” e “metodologias ativas”. Inicialmente, foram selecionadas 69 publicações e após a triagem 6 artigos foram considerados elegíveis para compor a revisão sistemática da literatura. Os principais achados indicam que as oficinas de geotintas favorecem o protagonismo estudantil e aumentam o interesse dos alunos pelo estudo de solos, contribuindo para uma consciência ecológica e valorização dos recursos naturais. O uso de geotintas como metodologia ativa é visto como eficaz na popularização do ensino de solos, especialmente por integrar conhecimentos teóricos e práticos de forma lúdica e experimental, com impactos positivos no processo de ensino-aprendizagem e na formação socioambiental dos alunos.pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de solospt_BR
dc.subjectGeotintaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleUso de Geotintas como metodologias ativas no ensino de solos: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

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