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http://hdl.handle.net/123456789/1461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Cintia Caroline Gouveia da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T00:34:57Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T00:34:57Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. C. G. Uso de Geotintas como metodologias ativas no ensino de solos: uma revisão sistemática da literatura. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1461 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Cristiane Moraes Marinho e coorientação da Profa. Msc. Stella Jorge de Carvalho Neta. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de globalização contribuiu para difundir o acesso à tecnologia e inteligência artificial, mesmo que desproporcional, no contexto da educação brasileira tem motivado os professores a buscarem diferentes metodologias de ensino para motivar os alunos em sala de aula e facilitar o processo de aprendizagem, tornando os conteúdos mais atrativos. Nesse sentido, as geotintas têm sido aplicadas em atividades pedagógicas que promovem uma educação ambiental prática e interdisciplinar, abordando conteúdos de geografia, ciências, biologia, artes, conservação do solo e agroecologia. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de metodologias ativas no ensino de solos com base nas produções científicas investigadas e a nossa hipótese foi que o uso de geotintas é uma metodologia ativa multidisciplinar de grande contribuição para popularizar o ensino de solos nos diferentes espaços e níveis de ensino. A revisão de literatura foi baseada no protocolo PRISMA e o levantamento bibliográfico realizado na base de dados Google Acadêmico. Para a busca foram utilizados os termos em português “geotintas” e “metodologias ativas”. Inicialmente, foram selecionadas 69 publicações e após a triagem 6 artigos foram considerados elegíveis para compor a revisão sistemática da literatura. Os principais achados indicam que as oficinas de geotintas favorecem o protagonismo estudantil e aumentam o interesse dos alunos pelo estudo de solos, contribuindo para uma consciência ecológica e valorização dos recursos naturais. O uso de geotintas como metodologia ativa é visto como eficaz na popularização do ensino de solos, especialmente por integrar conhecimentos teóricos e práticos de forma lúdica e experimental, com impactos positivos no processo de ensino-aprendizagem e na formação socioambiental dos alunos. | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de solos | pt_BR |
dc.subject | Geotintas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Uso de Geotintas como metodologias ativas no ensino de solos: uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
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