Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jadson José Rafael dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T17:54:56Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T17:54:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, J. J. R. Tecnologias assistivas e sua importância para o processo de inclusão escolar. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1476 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Cristiane Moraes Marinho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na reflexão de assuntos de natureza educacional, no que se refere ao processo de inclusão das pessoas com deficiência e as possíveis dificuldades encontradas neste contexto, considerando uma nova análise em torno das práticas pedagógicas a partir das tecnologias assistivas enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem. Como objetivo propõe-se refletir acerca da importância das tecnologias assistivas em meio ao contexto educacional inclusivo. Esta análise ocorreu a partir da literatura publicada em formato de artigos científicos e com publicação entre 2019-2024. O estudo consiste em uma revisão integrativa que analisou 6 artigos coletados mediante pesquisa no Google Acadêmico. Os dados foram analisados a partir do contexto de revisão, sendo explorado todo o conteúdo. Os dados extraídos dos artigos possibilitaram a construção e o desenvolvimento de três categorias: 1) Análise sobre os conceitos históricos da educação inclusiva; 2) Tecnologias assistivas como ferramenta de inclusão; 3) Acessibilidade das pessoas com deficiência através das Tecnologias Digitais Aplicada à Educação, que discutiram a influência e a importância da tecnologia como promotora de um processo escolar com mais oportunidades para todos, equiparando as dificuldades e dando condições para que os sujeitos tornem-se participativos e incluídos de acordo com suas singularidades. Considera-se que o ambiente escolar é um espaço de interação social que prepara os indivíduos para o mundo e, com isso, aproxima pessoas e conhecimentos e, por meio das tecnologias isto torna-se mais possível a cada dia. | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias assisitivas | pt_BR |
dc.title | Tecnologias assistivas e sua importância para o processo de inclusão escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.