Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jadson José Rafael dos-
dc.date.accessioned2025-01-09T17:54:56Z-
dc.date.available2025-01-09T17:54:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, J. J. R. Tecnologias assistivas e sua importância para o processo de inclusão escolar. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1476-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Cristiane Moraes Marinho.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na reflexão de assuntos de natureza educacional, no que se refere ao processo de inclusão das pessoas com deficiência e as possíveis dificuldades encontradas neste contexto, considerando uma nova análise em torno das práticas pedagógicas a partir das tecnologias assistivas enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem. Como objetivo propõe-se refletir acerca da importância das tecnologias assistivas em meio ao contexto educacional inclusivo. Esta análise ocorreu a partir da literatura publicada em formato de artigos científicos e com publicação entre 2019-2024. O estudo consiste em uma revisão integrativa que analisou 6 artigos coletados mediante pesquisa no Google Acadêmico. Os dados foram analisados a partir do contexto de revisão, sendo explorado todo o conteúdo. Os dados extraídos dos artigos possibilitaram a construção e o desenvolvimento de três categorias: 1) Análise sobre os conceitos históricos da educação inclusiva; 2) Tecnologias assistivas como ferramenta de inclusão; 3) Acessibilidade das pessoas com deficiência através das Tecnologias Digitais Aplicada à Educação, que discutiram a influência e a importância da tecnologia como promotora de um processo escolar com mais oportunidades para todos, equiparando as dificuldades e dando condições para que os sujeitos tornem-se participativos e incluídos de acordo com suas singularidades. Considera-se que o ambiente escolar é um espaço de interação social que prepara os indivíduos para o mundo e, com isso, aproxima pessoas e conhecimentos e, por meio das tecnologias isto torna-se mais possível a cada dia.pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologias assisitivaspt_BR
dc.titleTecnologias assistivas e sua importância para o processo de inclusão escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.