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dc.contributor.authorOliveira, Vanusa Alves de-
dc.date.accessioned2025-01-10T21:08:37Z-
dc.date.available2025-01-10T21:08:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. A. Sala de aula invertida para o ensino de biologia: um mapeamento sistemático. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1477-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Cristiano Souza Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um mapeamento sistemático que tem como objetivo analisar a viabilidade e implementação da Sala de Aula Invertida (SAI) ou Flipped Classroom no ensino de Biologia, a partir da identificação dos assuntos frequentemente abordados nesse contexto de ensino. A questão norteadora foi: como a metodologia sala de aula invertida pode ser utilizada para contemplar a aprendizagem de Biologia? A pesquisa também investigou uma questão mais específica, “quais as vantagens e benefícios do uso da Sala de aula invertida para o ensino de Biologia?” As produções científicas foram buscadas na Plataforma Sucupira, utilizando os descritores “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”, no período temporal de 2020 a 2024 e concluímos a pesquisa em Agosto de 2024. Para identificar e analisar as produções acadêmicas existentes foi utilizado o mapeamento sistemático da literatura, com intuito de fornecer uma visão geral clara e estruturada do estado atual do uso da metodologia sala de aula invertida na área de biologia. Foram encontrados 18 estudos sobre a sala de aula invertida, abrangendo as áreas de biologia e ciências, física, matemática, química, educação, saúde e outras. Para o ensino de biologia, os resultados apontam cinco estudos que evidenciam a pertinência de continuar a implementação dessa metodologia em pesquisas futuras.pt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleSala de aula invertida para o ensino de biologia: um mapeamento sistemáticopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

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