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http://hdl.handle.net/123456789/1477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Vanusa Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T21:08:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T21:08:37Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, V. A. Sala de aula invertida para o ensino de biologia: um mapeamento sistemático. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1477 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Cristiano Souza Oliveira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático que tem como objetivo analisar a viabilidade e implementação da Sala de Aula Invertida (SAI) ou Flipped Classroom no ensino de Biologia, a partir da identificação dos assuntos frequentemente abordados nesse contexto de ensino. A questão norteadora foi: como a metodologia sala de aula invertida pode ser utilizada para contemplar a aprendizagem de Biologia? A pesquisa também investigou uma questão mais específica, “quais as vantagens e benefícios do uso da Sala de aula invertida para o ensino de Biologia?” As produções científicas foram buscadas na Plataforma Sucupira, utilizando os descritores “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”, no período temporal de 2020 a 2024 e concluímos a pesquisa em Agosto de 2024. Para identificar e analisar as produções acadêmicas existentes foi utilizado o mapeamento sistemático da literatura, com intuito de fornecer uma visão geral clara e estruturada do estado atual do uso da metodologia sala de aula invertida na área de biologia. Foram encontrados 18 estudos sobre a sala de aula invertida, abrangendo as áreas de biologia e ciências, física, matemática, química, educação, saúde e outras. Para o ensino de biologia, os resultados apontam cinco estudos que evidenciam a pertinência de continuar a implementação dessa metodologia em pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Sala de aula invertida para o ensino de biologia: um mapeamento sistemático | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
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TCC-SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA.pdf | 768,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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