Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1483
Título: | Lançando o aluno para a vida: a contribuição do existencialismo de Sartre na disciplina projeto de vida do novo ensino médio |
Autor(es): | Coelho, Klébio José Feitosa |
Palavras-chave: | Filosofia Existencialismo Educação Ensino médio |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | COELHO, Klébio José Feitosa. Lançando o aluno para a vida: a contribuição do existencialismo de Sartre na disciplina projeto de vida do novo ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 103 f., 2024. |
Resumo: | A filosofia como disciplina nas escolas, pode contribuir de forma contundente aos anseios que o Novo Ensino Médio vem exigindo. Ao longo de toda a reflexão sobre a necessidade de tê-la em sala de aula, da necessidade ou não de fazer parte da grade curricular, foi possível experimentar um alívio, quando ela foi novamente incorporada ao currículo do Ensino Médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.684. A medida tornou obrigatória o ensino da disciplina nas três séries do Ensino Médio. Com o Novo Ensino Médio, novas disciplinas foram criadas ao longo dessa nova formulação de carga horária, entre essas novas disciplinas, tem-se O Projeto de Vida que se tornou obrigatória em todas as escolas do Brasil. Nessa nova perspectiva de ensino, o aluno será protagonista da sua vida pessoal: como “capaz” de criar sua própria trilha e fazer suas próprias escolhas. O filósofo francês Jean-Paul Sartre e sua abordagem existencialista, mais especificamente em sua obra O existencialismo é um humanismo, destaca-se nessa questão. O existencialismo pode ajudá-lo melhor na compreensão das suas possíveis escolhas e, sendo esses, grandes responsáveis por toda sua caminhada. Refletir sobre o papel do existencialismo de Sartre na perspectiva humanista é a grande problemática desse estudo. Deste modo, teremos como objetivos elaborar uma pesquisa que possa fazer uma conexão entre o pensamento existencialista de Jean-Paul Sartre e a disciplina Projeto de Vida. Como também, refletir sobre o papel do existencialismo de Sartre na perspectiva humanista e fazer uma intervenção em sala com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora da cidade de Petrolina-PE. E, em outro momento, descrever as experiências adquiridas. Para alcançar os objetivos propostos, seguiremos os seguintes passos: revisão bibliográfica, pesquisa de campo, avaliação das ações propostas, redação e correção de texto e elaboração. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1483 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - LANÇANDO O ALUNO PARA A VIDA A CONTRIBUIÇÃO DO EXISTENCIALISMO DE SARTRE NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.