Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1485
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dc.contributor.authorMacedo, Ramon Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-01-29T16:31:18Z-
dc.date.available2025-01-29T16:31:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMACEDO, R. R. Educação inclusiva para cegos e as políticas vigentes na educação profissional: um estudo de caso do IFPI paulistana. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1485-
dc.description.abstractNo presente trabalho, foi buscado trabalhar dentro do macroprojeto de pesquisa e desenvolvimento que estruturam a linha de pesquisa práticas educativas em EPT, no macroprojeto 2 - inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, analisando a educação inclusiva para cegos e as políticas vigentes na educação profissional, questões relacionadas à educação inclusiva para pessoas cegas, em uma perspectiva sobre educação tecnológica e profissionalizante, tendo em vista a importância da legislação e traçar uma evolução na mesma. O objetivo geral deste é analisar a educação inclusiva para pessoas cegas sobre uma perspectiva da educação profissional e tecnológica, observando como se dá o percurso de um aluno cego na educação profissional, através de uma revisão bibliográfica e de um estudo de caso. Foi empregado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, tendo como público-alvo um aluno matriculado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, Campus Paulistana. A inclusão de alunos nas universidades não se limita apenas ao acesso, mas também à promoção de um ambiente acolhedor e respeitoso, adequação estrutural, sendo um aspecto crucial para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao ensino superior e possam desenvolver seu potencial acadêmico.pt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação técnicapt_BR
dc.titleEducação inclusiva para cegos e as políticas vigentes na educação profissional: um estudo de caso do IFPI paulistanapt_BR
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