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http://hdl.handle.net/123456789/1485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macedo, Ramon Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T16:31:18Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T16:31:18Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, R. R. Educação inclusiva para cegos e as políticas vigentes na educação profissional: um estudo de caso do IFPI paulistana. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1485 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho, foi buscado trabalhar dentro do macroprojeto de pesquisa e desenvolvimento que estruturam a linha de pesquisa práticas educativas em EPT, no macroprojeto 2 - inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, analisando a educação inclusiva para cegos e as políticas vigentes na educação profissional, questões relacionadas à educação inclusiva para pessoas cegas, em uma perspectiva sobre educação tecnológica e profissionalizante, tendo em vista a importância da legislação e traçar uma evolução na mesma. O objetivo geral deste é analisar a educação inclusiva para pessoas cegas sobre uma perspectiva da educação profissional e tecnológica, observando como se dá o percurso de um aluno cego na educação profissional, através de uma revisão bibliográfica e de um estudo de caso. Foi empregado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, tendo como público-alvo um aluno matriculado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, Campus Paulistana. A inclusão de alunos nas universidades não se limita apenas ao acesso, mas também à promoção de um ambiente acolhedor e respeitoso, adequação estrutural, sendo um aspecto crucial para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao ensino superior e possam desenvolver seu potencial acadêmico. | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação técnica | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva para cegos e as políticas vigentes na educação profissional: um estudo de caso do IFPI paulistana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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Educação inclusiva para cegos e as políticas vigentes na educação profissional - um estudo de caso do IFPI Paulistana.pdf | 394,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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