Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1492
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Ayrton Gomes de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T18:16:41Z | - |
dc.date.available | 2025-02-12T18:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | REIS, A. G. V. Uma proposta de ensino de física: oficina de contos, animações e cenas de filmes. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 51f., 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1492 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Serra Talhada como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta inovadora para o ensino de Física, utilizando contos, animações e cenas de filmes como ferramentas pedagógicas para configurarem uma oficina, que poderá ser aplicada tanto no ensino fundamental como no médio. O mesmo tem como objetivo a adoção de novas metodologias lúdicas para potencializar e diversificar o aprendizado, dispondo de expressões artísticas, como a literatura e o cinema, onde diversos temas podem ser apresentados para abranger uma maior interdisciplinaridade, tornando as aulas de Física mais envolventes e acessíveis. A oficina é dividida em três etapas principais: a leitura coletiva de contos que ilustram conceitos físicos, a análise de cenas ou episódios de desenhos animados com foco nas leis da Física e a discussão de trechos de filmes para compreender fenômenos físicos do cotidiano. É esperado, com a abordagem apresentada, promover uma aprendizagem significativa, estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, além de aumentar o interessa pela disciplina. A aplicação de novas metodologias inovadoras pode contribuir positivamente para um ensino de Física mais dinâmico e interativo, diversificando o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Oficina | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Metodologia inovadora | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino de física: oficina de contos, animações e cenas de filmes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA OFICINA DE CONTOS, ANIMAÇÕES E CENAS DE FILMES.pdf | 528,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.