Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1494
Título: Percurso formativo dos estudantes com deficiência do ensino médio integrado dentro do IFSERTÃOPE: desafios e perspectivas
Autor(es): Pereira, Edilson Raniere Gonçalves
Palavras-chave: Educação Profissional
Estudante com deficiência
Formação
Núcleo de apoio
Data do documento: 2024
Citação: PEREIRA, E. R. G. Percurso formativo dos estudantes com deficiência do ensino médio integrado dentro do IFSERTÃOPE: desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como tema central o Percurso Formativo dos estudantes com deficiências do ensino médio integrado dentro do IFSertãoPE: desafios e perspectivas e traz como objetivo principal a análise dos fatores que impactam para que estudantes com deficiências do ensino médio integrado permaneçam no seu percurso formativo dentro do IFSertãoPE, diagnosticando, consequentemente, as vulnerabilidades existentes no processo de inclusão dentro da instituição. Para a obtenção dos achados, utilizou-se uma pesquisa de campo, o que caracteriza o recurso da documentação direta. Esta pesquisa utilizou, como instrumentos, um questionário online direcionado aos estudantes com deficiências e uma entrevista semiestruturada realizada com os coordenadores dos Núcleos de atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas (Napne) do IFSertãoPE. Além disso, a análise bibliográfica foi um importante instrumento utilizado, especialmente quando da análise dos resultados da pesquisa. Através dos resultados encontrados, demonstrados pela análise de conteúdo temática de Bardin(1977), verifica-se a necessidade de uma maior adaptação física e curricular da instituição e de adaptações de metodologias em sala de aula. Também, torna-se necessária a intensificação dos serviços especializados e do trabalho do Napne com esses estudantes, no sentido de estimular a permanência e o êxito dentro da educação profissional e tecnológica. Constatou-se, ainda, que há necessidade de recursos, de orçamento, de estrutura física, de profissionais especializados e de ações que coloquem o Napne como um setor estratégico e importante dentro dessa modalidade de educação, pois, só assim, é possível contribuir positivamente com o processo de formação dos estudantes com deficiências na educação profissional e tecnológica (EPT). Além desses achados, destacam-se as oportunidades que contribuem com o percurso formativo desse público de alunos, neste sentido, constata-se, nos achados da pesquisa, a quebra de muitas barreiras atitudinais, avanços promovidos pela atuação do Napne e do atendimento educacional especializado (AEE), a interação entre o núcleo de inclusão e os professores das salas regulares, o acolhimento e o acompanhamento desses alunos e a promoção de eventos direcionados à temática. Todos esses benefícios geram efeitos positivos para a continuidade da formação dos estudantes atípicos dentro dessas instituições de ensino. Em função desta pesquisa, gerou-se um produto educacional materializado através de um guia de orientações direcionado ao assessoramento do trabalho do Napne, o núcleo que possui a gênese dos processos de inclusão dentro da EPT. Através dessa ferramenta de orientação, é possível que o Napne tenha maiores recursos para trabalhar junto aos professores e demais profissionais da instituição, gerando, para o estudante com deficiência, um estado de inclusão e de bem-estar que contribui efetivamente com o seu percurso de formação dentro da instituição.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1494
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.