Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1497
Título: Desempenho fisiológico e agronômico de videiras sob diferentes coberturas à base de manta agrotêxtil
Autor(es): Coelho, Guilherme Santiago Soares
Palavras-chave: Viticultura
Manta agrotêxtil
Vale do São Francisco
Data do documento: 2025
Citação: COELHO, Guilherme Santiago Soares. Desempenho fisiológico e agronômico de videiras sob diferentes coberturas à base de manta agrotêxtil. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 49 f., 2025.
Resumo: A fruticultura é uma atividade agrícola muito expressiva do Vale do Submédio São Francisco participando decisivamente do crescimento econômico e da geração de empregos em toda a região, com destaque para o cultivo de uva de mesa, no entanto as condições de cultivo do sertão do Vale do São Francisco impõem condições potencialmente estressantes para as videiras, tanto por fatores bióticos como abióticos, que podem afetar toda a sua fisiologia, nesse contexto abre-se portas para novas tecnologias que são voltadas para melhorar o desempenho agronômico e fisiológico das plantas. O objetivo desse trabalho foi conhecer os efeitos de diferentes coberturas de parreirais, feitas a base de manta agrotêxtil, sob os aspectos da fisiologia e agronômicos da planta e da qualidade dos frutos. Foram empregados três tratamentos sendo eles, (MAT - BLB): manta agrotêxtil branco laminado branco; (MAT - ASL): manta agrotêxtil azul sem laminação; (MAT - BLT): manta agrotêxtil branco laminado transparente. Foram analisados parâmetros como temperatura média da cobertura e das folhas, clorofila a, b, total e relação a/b, taxa assimilatória líquida (TAL), densidade estomática, condutividade elétrica das biomembranas, além de variáveis pós-colheita, como comprimento e peso de cacho, comprimento e calibre da baga, sólidos solúveis totais (ºBrix), acidez total titulável, ratio dentre outras variáveis. Os resultados mostraram que houve diferença na temperatura média das folhas e da cobertura entre os tratamentos, com destaque para a MAT – ASL que apresentou uma menor média, porém o tratamento apresentou um menor acúmulo de sólidos solúveis totais, mas para variável taxa assimilatória líquida houve um maior acúmulo de matéria seca por unidade de área foliar durante o período. Já o tratamento MAT – BLB proporcionou um maior teor de clorofila a, e total, assim como uma melhor relação entre as clorofilas a/b. O tratamento MAT – BLT proporcionou um maior acumulo de amido nos ramos, assim como uma maior área foliar, porém apresentou um menor comprimento e diâmetro de bagas. Concluindo que a manta agrotêxtil é uma tecnologia que pode ser promissora para a utilização em cobertura de parreirais.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1497
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DESEMPENHO FISIOLÓGICO E AGRONÔMICO DE VIDEIRAS SOB DIFERENTES COBERTURAS À BASE DE MANTA AGROTÊXTIL.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.