Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFirmino, Daiane Michele Marçal-
dc.date.accessioned2025-02-17T20:32:08Z-
dc.date.available2025-02-17T20:32:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFIRMINO, D. M. M. A importância do uso da tecnologia como ferramenta didático-pedagógica após a pandemia. TCC (Programa de Pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1500?mode=full-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Programa de Pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Fábio Cristiano Souza Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia desencadeou mudanças profundas e irreversíveis no cenário educacional, ressaltando a urgência de modernizar as práticas pedagógicas e de integrar tecnologias no dia a dia escolar. Essas ferramentas, já amplamente presentes na vida dos estudantes, ampliam significativamente as possibilidades de ensino e aprendizagem, favorecendo uma educação mais conectada com a realidade contemporânea. Durante e após a pandemia, a tecnologia consolidou-se como uma ferramenta indispensável no ambiente educacional, não apenas por tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, mas também por se estabelecer como um recurso didático-pedagógico fundamental para professores, permitindo uma personalização do ensino de acordo com as necessidades dos alunos. A integração das tecnologias na educação vai além da simples informatização das aulas, promovendo uma mudança no papel do professor e do aluno. Enquanto o docente adquire novas habilidades para mediar o aprendizado de forma mais flexível e acessível, os estudantes se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, assumindo uma postura ativa e participativa. Essa abordagem contribui para uma formação integral dos alunos – englobando não só o desenvolvimento intelectual, mas também o crescimento físico, social e emocional. As tecnologias educacionais possibilitam o aprendizado colaborativo, crítico e criativo, preparando os estudantes para os desafios do século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Esta monografia tem como objetivo discutir a relevância do uso da tecnologia como uma ferramenta didático-pedagógica no período pós-pandemia, com foco na criação e expansão de novas formas de ensino e na construção de uma educação mais inclusiva e equitativa. Além disso, propõe uma reflexão sobre a necessidade de os educadores se tornarem agentes críticos e inovadores, capazes de repensar e adaptar suas práticas pedagógicas diante das mudanças tecnológicas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades sociais, emocionais e intelectuais em seus alunos. Para isso, esta pesquisa baseia-se em uma metodologia bibliográfica com abordagem qualitativa, buscando refletir sobre as práticas educativas contemporâneas e contribuir para uma educação focada em estratégias eficazes para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Os resultados, aferidos a partir de pesquisa bibliográfica de várias pesquisas realizadas e publicadas, mostraram que as tecnologias são favoráveis tanto para aluno como para o professor e sua inserção contribui muito para a aprendizagem.pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEstratégia Metodológicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA importância do uso da tecnologia como ferramenta didático-pedagógica após a pandemiapt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA APÓS A PANDEMIA (3).pdf519,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.