Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnjos, Ana Egivancleide Martins dos-
dc.date.accessioned2025-02-17T21:00:40Z-
dc.date.available2025-02-17T21:00:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationANJOS, A. E. M. O ensino dos gêneros textuais para uma prática social a partir do uso de metodologias ativas e suas tecnologias. TCC (Programa de Pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação-TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1501-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Programa de Pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação-TECDAE, sob a orientação do Prof. Dra. Danielle Juliana Silva Martins.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da Língua portuguesa é tema de muita reflexão e estudo sendo sempre um desafio para o professor formar leitores atentos e competentes produtores de texto. Este artigo tem o objetivo pesquisar metodologias ativas e tecnologias mais apropriadas a serem trabalhadas em sala de aula, motivando os educandos a se aproximarem de dois mundos distantes: a sala de aula e a realidade da vida contemporânea. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, considerando as contribuições de autores como CAMPOS, Elísia Paixão (2014), MATTA, Sozâgela Schemim (2009), ELIAS, Vanda Maria (2014), GERALDI, João Wanderley (2012), entre outros, buscando métodos que contribuem para a interação escritor/leitor, objetivando novas experiências de comunicação e diminuindo as desigualdades nas relações sociais. Enfatizou-se a importância de trabalhar os gêneros textuais na sala de aula, desenvolvendo também o estudo da gramática contextualizada dentro dos métodos trazidos pela a autora Elísia Paixão. Conclui-se que não existe escrita sem leitura; é preciso ter esse incentivo em sala de aula. A interação social possibilita ao educando informações e conhecimentos culturais e linguísticos, além de promover o uso adequado da linguagem, de acordo com a interação social. Para isso, aplicam-se metodologias ativas no estudo dos jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem, agregando os alunos à era digital e desenvolvendo habilidades e competências por meio de jogos como Kahot, Quizizz, Wordwall.pt_BR
dc.subjectPrática socialpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.titleO ensino dos gêneros textuais para uma prática social a partir do uso de metodologias ativas e suas tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.