Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1504
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Willianny de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:06:22Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, W. S. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Química Analítica utilizando a produção de sabão como recurso didático. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1504 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Química, sob a orientação do Profa. Dra. Kamilla Barreto Silveira. | pt_BR |
dc.description.abstract | A química desempenha um papel fundamental nas esferas econômica, ambiental e social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade, além de possibilitar a criação de soluções para diversos problemas globais, como a poluição, a gestão de recursos naturais e o reaproveitamento de resíduos. Neste contexto, o presente trabalho visa promover o ensino de química por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando o sabão produzido a partir do óleo residual de cozinha como um recurso didático para explorar conteúdos de química analítica quantitativa, como a volumetria de neutralização e a volumetria de precipitação (métodos de Volhard e Mohr). Essa abordagem permite que os estudantes compreendam a aplicação dos conceitos teóricos de forma clara e significativa, ampliando sua visão sobre o impacto da química no cotidiano e nas questões ambientais. A utilização da ABP não apenas torna o aprendizado mais dinâmico e engajador, mas também permite que os estudantes compreendam a aplicação prática da química na resolução de problemas ambientais, como o descarte inadequado de óleos residuais. Assim, esta pesquisa propõe uma nova estratégia de ensino que integra questões ambientais à educação química, promovendo não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Diante disso, é possível a aplicação dessa ABP em aulas práticas de química analítica quantitativa, com a abordagem do problema ambiental causado pelo descarte incorreto de óleos residuais e a necessidade de reaproveitamento, bem como a possibilidade de ensinar química por meio dessa problemática ambiental, propondo uma nova estratégia para a aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Química Analítica | pt_BR |
dc.subject | Volumetria | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Química Analítica utilizando a produção de sabão como recurso didático | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA UTILIZANDO A PRODUÇÃO DE SABÃO COMO RECURSO DIDÁTICO.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.