Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1504
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dc.contributor.authorSilva, Willianny de Souza-
dc.date.accessioned2025-02-18T20:06:22Z-
dc.date.available2025-02-18T20:06:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, W. S. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Química Analítica utilizando a produção de sabão como recurso didático. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1504-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Química, sob a orientação do Profa. Dra. Kamilla Barreto Silveira.pt_BR
dc.description.abstractA química desempenha um papel fundamental nas esferas econômica, ambiental e social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade, além de possibilitar a criação de soluções para diversos problemas globais, como a poluição, a gestão de recursos naturais e o reaproveitamento de resíduos. Neste contexto, o presente trabalho visa promover o ensino de química por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando o sabão produzido a partir do óleo residual de cozinha como um recurso didático para explorar conteúdos de química analítica quantitativa, como a volumetria de neutralização e a volumetria de precipitação (métodos de Volhard e Mohr). Essa abordagem permite que os estudantes compreendam a aplicação dos conceitos teóricos de forma clara e significativa, ampliando sua visão sobre o impacto da química no cotidiano e nas questões ambientais. A utilização da ABP não apenas torna o aprendizado mais dinâmico e engajador, mas também permite que os estudantes compreendam a aplicação prática da química na resolução de problemas ambientais, como o descarte inadequado de óleos residuais. Assim, esta pesquisa propõe uma nova estratégia de ensino que integra questões ambientais à educação química, promovendo não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Diante disso, é possível a aplicação dessa ABP em aulas práticas de química analítica quantitativa, com a abordagem do problema ambiental causado pelo descarte incorreto de óleos residuais e a necessidade de reaproveitamento, bem como a possibilidade de ensinar química por meio dessa problemática ambiental, propondo uma nova estratégia para a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica Analíticapt_BR
dc.subjectVolumetriapt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas no ensino de Química Analítica utilizando a produção de sabão como recurso didáticopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Petrolina)



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