Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Gabriel Sales de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:50:46Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, G. S. Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1505 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Msc. Newton Pionório Nogueira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta didática inovadora para o ensino de Física no Ensino Médio, utilizando experimentos de baixo custo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) alinhadas a metodologias ativas de ensino. O objetivo principal é envolver os alunos por meio de práticas experimentais e contextualizadas, rompendo com o ensino tradicional, focado na memorização e distante do cotidiano dos alunos. A proposta inclui diagnóstico das necessidades dos alunos, atividades práticas, uso de simuladores virtuais e coleta de dados por questionários. Espera-se aumentar o interesse dos alunos pela Física, aprimorar o conhecimento dos conteúdos e desenvolver habilidades científicas e críticas. A aplicação dessa prática inovadora visa promover a alfabetização científica e responder às demandas contemporâneas de uma educação inclusiva e transformadora. | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.title | Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.