Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Gabriel Sales de-
dc.date.accessioned2025-02-18T20:50:46Z-
dc.date.available2025-02-18T20:50:46Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, G. S. Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1505-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Msc. Newton Pionório Nogueira.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta didática inovadora para o ensino de Física no Ensino Médio, utilizando experimentos de baixo custo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) alinhadas a metodologias ativas de ensino. O objetivo principal é envolver os alunos por meio de práticas experimentais e contextualizadas, rompendo com o ensino tradicional, focado na memorização e distante do cotidiano dos alunos. A proposta inclui diagnóstico das necessidades dos alunos, atividades práticas, uso de simuladores virtuais e coleta de dados por questionários. Espera-se aumentar o interesse dos alunos pela Física, aprimorar o conhecimento dos conteúdos e desenvolver habilidades científicas e críticas. A aplicação dessa prática inovadora visa promover a alfabetização científica e responder às demandas contemporâneas de uma educação inclusiva e transformadora.pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.titleUtilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de físicapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.