Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1505
Título: Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física
Autor(es): Lima, Gabriel Sales de
Palavras-chave: Metodologias ativas
Tecnologia da Informação e comunicação
Ensino de Física
Alfabetização científica
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, G. S. Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática inovadora para o ensino de Física no Ensino Médio, utilizando experimentos de baixo custo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) alinhadas a metodologias ativas de ensino. O objetivo principal é envolver os alunos por meio de práticas experimentais e contextualizadas, rompendo com o ensino tradicional, focado na memorização e distante do cotidiano dos alunos. A proposta inclui diagnóstico das necessidades dos alunos, atividades práticas, uso de simuladores virtuais e coleta de dados por questionários. Espera-se aumentar o interesse dos alunos pela Física, aprimorar o conhecimento dos conteúdos e desenvolver habilidades científicas e críticas. A aplicação dessa prática inovadora visa promover a alfabetização científica e responder às demandas contemporâneas de uma educação inclusiva e transformadora.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Msc. Newton Pionório Nogueira.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1505
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Utilização de experimentos e tecnologias acessíveis como estratégia ativa no ensino de física.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.