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dc.contributor.authorOliveira, Auta Paulina da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-22T00:02:12Z-
dc.date.available2025-02-22T00:02:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. P. S. Mobile learning no ensino de citologia: desafios e possibilidades. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1514-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Cristiano Souza Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractA área de ciências da natureza com ênfase no ensino de biologia, exige a inserção de metodologias que visem o rompimento do paradigma tradicional de educação. O ensino de biologia, dependendo da forma como será abordado pode despertar interesse ou ser enfadonho, sendo necessário fazer conexões do conteúdo científico com a realidade dos alunos, a fim de envolvê-los afetivamente. Nesse sentido, a citologia também conhecida como biologia celular, é um ramo da ciência que atua em diferentes áreas, sendo seu entendimento um pré-requisito para as demais áreas da biologia, mas devido a sua complexidade pode proporcionar um ensino descontextualizado e distante da realidade dos alunos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar os principais aplicativos de dispositivos móveis usados por professores do Ensino Médio para a aprendizagem de citologia. A pesquisa trata-se de um mapeamento sistemático e para coleta de dados dessa pesquisa utilizou-se o conjunto de palavras-chave: Ensino de citologia, Aplicativos móveis no ensino de Citologia e mobile learning no ensino de citologia para melhor direcionamento na busca de literatura. Para realização da pesquisa foi utilizado o site de busca: Google Scholar, sendo utilizados os materiais referentes ao intervalo de tempo de 2018-2024 (últimos seis anos). Foi possível avaliar 17 artigos dentre os quais apenas 10 atendiam ao objetivo da pesquisa, abordando aplicativos de dispositivos móveis usados para o ensino de citologia no ensino médio, os quais contribuíram para uma aprendizagem mais significativa dos envolvidos.pt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleMobile learning no ensino de citologia: desafios e possibilidadespt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

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